Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu vídeos gravados pelo presidente comunitário do bairro Nova Carapina I, denunciando vazamentos constantes em bueiros de esgoto da CESAN/Ambiental Serra. Assim, a empresa atendeu nossa reportagem e explicou os motivos desses vazamentos.
Em alguns casos, a CESAN recebe a reclamação e até vai o local do vazamento para realizar a desobstrução. No entanto logo em seguida o problema retorna, parecendo não ter solução.
Leia Mais ∎
Moradores sofrem com vazamento de esgoto em Nova Carapina I
Diones que atualmente é presidente comunitário do bairro Nova Carapina I, nos enviou vídeos mostrando a situação da rua Naque. No primeiro, enviado no dia 24 de janeiro, ele relata a necessidade de fazer uma limpeza preventiva na rede para evitar o vazamento de esgoto pela rua.
Morador está sofrendo com esse esgoto aqui, na porta da casa deles…. Vê o que que pode fazer pelo amor de Deus, para ajudar esses moradores. Morador paga 80% no talão de água pra ficar sofrendo e tendo esse esgoto na porta da casa deles, é vergonhoso uma coisa dessa.
“Não tem um deputado, na Serra tem quatro. Não tem um deputado que pega e fala isso aí, fiscaliza. Não tem um governador, não tem ninguém para resolver a situação desse povo. Só cobrar imposto. É vergonhoso a atitude de vocês aí, viu? Vergonhoso mesmo.”
Diones Souza
Presidente comunitário de NC1
No segundo vídeo, registrado no último sábado (01), o presidente relatou que, logo após as equipes da CESAN/Ambiental Serra solucionarem um problema em um dos bueiros, outro voltou a transbordar.
“Aquele dia, aquele lá na frente, vieram, fizeram o serviço, quando viraram as costas, esse aqui deu problema, entendeu? Só que aqui já tem uns 4, 5 dias que já tá com o protocolo e os caras não vêm.”
Diones Souza
Presidente comunitário de NC1
Ele destacou que, apesar de os moradores pagarem pelo tratamento de esgoto, esse é um problema recorrente na rua, causando inúmeros transtornos à comunidade que precisa conviver com as calçadas e ruas regadas de esgoto, comprometendo a higiene e a saúde de moradores.
“Entra mês, sai mês, isso aí na frente da casa dos moradores. É 80%, só lembrando, 80% de um talão de água o morador paga para receber esse tipo de tratamento, infelizmente. Aí não tem governador do estado, não tem deputado, não tem ninguém pela população. Fica difícil”
Diones Souza
Presidente comunitário de NC1
Reportagem conversou com a CESAN
Diante dessas reclamações, a reportagem entrou em contato com a CESAN para pedir esclarecimentos. Assim, Anna Julia Carvalho, supervisora de Responsabilidade Social da empresa, esteve com nossa reportagem e respondeu a alguns questionamentos:
A empresa possui algum diagnóstico do motivo desses vazamentos ocorrerem com tanta frequência nessa região de Nova Carapina I?
Durante os últimos atendimentos de desobstrução das redes de esgotamento sanitário, a Ambiental Serra parceria público-privada com a Cesan, identificou a presença acentuada de resíduos de óleo e gordura de cozinha in natura, seguido por lixo domiciliar, que impedem o bom funcionamento das redes, ocasionando as obstruções reclamadas pelos moradores.
Existe em andamento algum projeto de reforma mais estrutural para evitar esses vazamentos?
Periodicamente, a concessionária realiza manutenções preventivas, que cumprem o objetivo de preservar as tubulações quando nelas são encontrados resíduos grosseiros. A última realizada no bairro, ocorreu em 02/02/2025 (domingo).
Qual orientação para moradores quando se depararem novamente com problemas como esse?
Nesses casos, o procedimento é abrir um chamado de atendimento através do canal 115 da Cesan ou agência virtual, para que possamos intervir dentro do prazo de atendimento para obstruções.
Nesse processo, para otimizar o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, são necessárias algumas ações, como por exemplo: não jogar lixo no vaso sanitário, na pia da cozinha ou no tanque de lavar roupa; não jogar gordura ou resto de alimentos na pia; limpar periodicamente a caixa de gordura; não interligar águas da chuva de telhados, pisos etc., no sistema de esgoto.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.