O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) está com 16 animais silvestres disponíveis para adoção responsável por meio do programa Guardião de Fauna. A iniciativa permite que pessoas físicas ou jurídicas se tornem guardiões de animais que não podem retornar à natureza devido a condições físicas ou comportamentais. Entre os animais disponíveis estão cinco Agapórnis, um Ring Neck, cinco Gaviões-carijó e cinco Tartarugas-de-orelha-vermelha.
Animais disponíveis
Os gaviões-carijó apresentam deficiências nas asas ou dificuldades de locomoção, o que impede o voo e a reintrodução na natureza. Já os demais animais, como os Agapórnis e as tartarugas, estão fisicamente saudáveis, mas são espécies exóticas que precisam de um ambiente adequado para sua manutenção.
Leia Mais ∎
Cosme Carvalho, coordenador de Fauna do Iema, explica que a adoção responsável evita que esses animais sejam soltos em locais inadequados. “Assim, essa modalidade evita que os animais sejam soltos em locais inadequados, o que poderia causar desequilíbrios ecológicos”, destaca.








Como funciona o programa Guardião de Fauna
Criada pela Instrução Normativa Nº 12-N, de 2020, a modalidade de Guardião de Fauna é adotada quando não há outras alternativas viáveis, como zoológicos, mantenedores ou criadouros conservacionistas.
Requisitos para adoção
O processo de seleção é rigoroso e inclui a análise de documentos como:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão Negativa de Débitos Ambientais (CNDA);
- Memorial descritivo do recinto onde o animal será mantido.
Além disso, o guardião deve arcar com custos como alimentação, marcação do animal por anilha ou microchip, e apresentar um atestado de saúde anual emitido por um médico veterinário.
Benefícios do programa
O programa Guardião de Fauna não só oferece uma segunda chance para animais que não podem voltar à natureza, mas também contribui para a redução da superlotação nos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). “A modalidade de Guardião de Fauna evita que os animais permaneçam nos Cetras por período superior ao necessário, o que sobrecarregaria os centros, além de assegurar que recebam o cuidado e a atenção adequados”, pontua Cosme Carvalho.
Como se inscrever
Interessados devem enviar um e-mail para [email protected] informando o nome completo e os animais de interesse.. A seleção é feita com base na ordem de inscrição e nas condições do animal.
O Serra Noticiário acompanha o programa e trará atualizações sobre novas oportunidades de adoção.
