Na noite da última quinta-feira (07), um adolescente de 17 anos acabou agredido durante uma abordagem de uma equipe da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em uma praça do bairro Feu Rosa, no município da Serra. O adolescente foi detido e levado para a delegacia responsável por ocorrências envolvendo menores de idade. Após ser solto, ele contestou a versão dos militares.
Segundo informações de testemunhas, vários jovens estavam sentados na praça conversando quando uma equipe da Polícia Militar chegou ao local. Os militares solicitaram que o grupo saísse da praça, pois não queriam ninguém ali. No entanto, como eles não acataram as ordens e permaneceram no local, uma confusão teve início.
Leia Mais ∎
Agressões
Em seguida, a equipe da PM ordenou que todos os suspeitos encostassem na parede, para que fossem revistados. Durante a abordagem, os militares encontraram itens que eram usados para o consumo de maconha. Após encontrar esses itens, dois dos abordados foram agredidos com golpes de cacetete. A reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo divulgado na internet que flagrou o momento em que os jovens foram agredidos.
Vídeo X SN: (link)
Xingou e meteu o pé
Logo após as agressões, o adolescente teria questionado os militares sobre o motivo da abordagem. No calor da discussão, ele acabou xingando os militares e, em seguida, saiu correndo.
A Polícia Militar iniciou a perseguição e, pouco depois, o adolescente foi alcançado e detido. Na sequência, ele foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (DEACLE), em Vitória.
Adolescente liberado
Na delegacia, o jovem assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado por ato infracional análogo aos crimes de receptação e resistência à ação policial. Além disso, foi autuado por desacato a funcionário público e tráfico de drogas.
Posteriormente, um familiar do adolescente assumiu o compromisso de apresentá-lo ao Ministério Público sempre que necessário. Com isso, ele foi liberado e reintegrado à família.
Acusação de tráfico de drogas
O adolescente detido afirmou que os policiais militares alegaram que ele estava com doze buchas de maconha, e essa teria sido a justificativa para a acusação de tráfico. Porém, segundo o jovem, isso não era verdade, pois ele não portava nenhuma droga. Segundo ele, os militares encontraram apenas materiais que ele utilizava para o consumo de maconha e, após encontrarem esses itens, os arremessaram contra o chão.
Por fim, em relação às agressões cometidas pelo policial militar, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Polícia Militar para obter um posicionamento. Entretanto, até o momento, não obtivemos retorno.
A reportagem do Serra Noticiário continuará acompanhando o caso e, quando houver novas informações, voltaremos para atualizar nossos leitores.
