A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) abriu as portas para uma nova campanha de doação de sangue nesta quinta-feira (20). A ação, realizada em parceria com o Hemocentro do Estado (Hemoes), foi voltada para servidores e também para o público em geral.
ALES faz campanha de doação de sangue em parceria com o Hemoes
Assim, a equipe do Hemoes instalou-se na entrada do Plenário Dirceu Cardoso e no Salão Nobre da ALES. O objetivo foi realizar triagem e coleta de sangue dos voluntários. Esta é a quarta vez que a iniciativa acontece na instituição.
Leia Mais ∎
O coordenador do Setor de Qualidade de Vida da ALES, Alex Amorim , explicou que novas campanhas estão previstas para este ano.
“Essa é a quarta vez que a Assembleia Legislativa está abrindo essa parceria com o Hemoes para doação de sangue, uma ação muito importante de apoio às pessoas que hoje necessitam de doação de sangue, os bancos estão vazios. Esse ano, nós estamos preparando agora uma ação no primeiro semestre e uma outra ação no segundo semestre, a pedido do nosso presidente, deputado Marcelo Santos (União)”
Alex Amorim
Coordenador do Setor de Qualidade de Vida da ALES
Doadores destacam importância da solidariedade
O servidor Fábio Júnior da Silva Santos (foto) falou sobre sua experiência. Ele não doava há sete anos e ressaltou a relevância de eventos como este. Principalmente, na busca em ajudar ao próximo.
“É um papel do servidor, é um papel da gente como ser humano, de estar aqui contribuindo. É uma satisfação, a gente faz com amor, porque hoje uma pessoa qualquer precisa de sangue, amanhã pode ser a gente”
Fábio Júnior
Servidor público
O servidor ainda comentou que a correria do dia a dia faz as pessoas esquecerem de doar. Dessa forma, ele afirma que se houver a expansão de campanhas para locais públicos, como prefeituras e câmaras, mais pessoas participarão.
Alerta para baixa nos estoques de sangue
A médica coordenadora do Hemoes, Belisa Sossai , destacou a situação crítica dos bancos de sangue no estado. “Hoje o Hemoes conta com um estoque bem crítico em relação a vários tipos sanguíneos, principalmente os tipos sanguíneos RH negativos”, explicou.
Além disso, tipos comuns, como O+ e A+, também apresentam queda significativa. A coordenadora também explicou como o período de carnaval foi determinante por essa queda no banco de sangue.
“O Carnaval, que foi um período de baixa nas doações, apesar de a gente ter ido aí para a mídia e ter tido uma resposta até boa da população, a gente tem muita saída de bolsas nesse período, infelizmente, por causa do número de acidentes que cresce. Então, hoje até mesmo tipos sanguíneos muito comuns na população, como O+ e A+, apresentam sim uma queda significativa no estoque e a necessidade de doações para repor esses tipos”
Belisa Sossai
Médica coordenadora do Hemoes
A coordenadora reforçou a importância das campanhas externas. “A gente sabe que hoje a gente não pode esperar que só o doador venha até nós“, disse.
Como participar de campanhas futuras
No site do Hemoes, é possível conferir datas e locais de coletas externas. O processo de doação é rápido, seguro e simples. O banco de sangue funciona na Avenida Marechal Campos, em Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas. O atendimento ocorre todos os dias, das 7h às 18h20. Você pode acessar o site do hemoes pelo link: hemoes.es.gov.br/
Pré-requisitos para doação
Existem critérios básicos para quem deseja doar. O voluntário deve estar saudável, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores precisam de autorização dos responsáveis, e pessoas com 61 anos ou mais devem já ter doado antes dos 60. Além disso, para fazer a doação, o voluntário deve levar um documento oficial com foto no momento do cadastro.
Alguns procedimentos impedem temporariamente a doação. Entre eles estão tatuagens, piercings e maquiagem definitiva feitos nos últimos seis meses. “Cada pessoa tem uma avaliação individual no momento da triagem“, explicou Belisa.
O Serra Noticiário continua acomoanhando o projeto de perto e trará novas informações assim que possível.
