Na última segunda-feira (24), um caso de maldade contra animais chocou moradores de Nova Almeida, na Serra, após o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) encontrar o corpo de um filhote de pastor alemão ser encontrado morto. O cão estava caído à beira do rio, com um fio enrolado ao pescoço, mostrando claros sinais de crueldade e maus-tratos.
Deputado Pablo muribeca encontra cão morto em Nova Almeida
O deputado estadual Pablo Muribeca acabou encontrando o animal morto durante visita aos comerciantes alvos de ação de despejo na praça de Nova Almeida.
Leia Mais ∎
De acordo com as imagens cedidas pelo deputado a reportagem do Serra Noticiário, o cão morto aparece com um fio enrolado no pescoço na beira do rio.
Diante brutalidade e revoltado com o crime, o parlamentar levou o caso ao plenário da Assembleia Legislativa e acionou imediatamente a CPI de Maus-Tratos Animais, presidida pela deputada Janete de Sá (PSB), que assumiu a investigação com prioridade.
CPI age rápido e identifica envolvidos
Em resposta à denúncia, a CPI dos maus tratos contra animais da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES), realizou uma diligência no local no dia 25/03/2025 e identificou dois suspeitos envolvidos no crime.
De acordo com nota oficial divulgada pela assessoria da deputada Janete de Sá, a CPI localizou um senhor – cujo nome não foi divulgado para não atrapalhar as investigações – que pagou um rapaz para cometer este crime hediondo.
Ainda de acordo com a CPI, todo o material coletado será encaminhado à Delegacia Especializada de Meio Ambiente para abertura de inquérito policial. Os envolvidos serão responsabilizados com base no agravamento da Lei Sansão, que prevê penas duríssimas para casos de maus-tratos.
A referência à Lei Sansão (Lei Federal 14.064/2020) reforça a gravidade do caso. A legislação estabelece penas severas para crimes contra cães e gatos, incluindo prisão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda de animais.
Muribeca mostra indignação com o ocorrido: “covardia”
O parlamentar divulgou um vídeo em suas redes sociais, mostrando o cão morto próximo ao rio. Muribeca classificou o ato como uma “covardia” e se mostrou bem impactado com o tamanho da crueldade com que esse cão foi morto no local.
Vídeo Instagram:
Caso gera indignação e reforça combate à violência contra animais
O caso reforça a urgência de combater a violência contra animais e conscientizar a população sobre a importância do respeito à vida. A atuação conjunta entre autoridades e órgãos de proteção animal é essencial para garantir justiça e prevenir novos crimes.
O Serra Noticiário continuará acompanhando as investigações e trazendo atualizações sobre o desfecho do caso.
Sabe de alguma coisa?
A população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
