Na tarde desta segunda-feira (31), Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) foi reconhecida nacionalmente ao receber o troféu pela vitória do Projeto Arranjos Produtivos no prêmio Assembleia Cidadã, da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).
Assim, a iniciativa, vencedora na categoria “projetos especiais” durante a conferência da UNALE no ano passado, presta apoio técnico, fornece mudas e incentiva a diversificação agrícola com foco na agricultura familiar capixaba.
Leia Mais ∎
Presidente Marcelo Santos celebra premiação do projeto na ALES
O presidente da Casa, Marcelo Santos (União), destacou a parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES) para a execução do projeto. Além disso, o parlamentar mostrou entusiasmo em expandir o projeto para todo o estado.
“O Arranjos Produtivos vai sair de 20 para 27 cidades. As outras cidades todas estão querendo, e já falei para o governador que precisa ser um projeto de Estado. Ajuda, principalmente, a agricultura familiar”
Marcelo Santos
Presidente da Assembleia Legislativa do ES
Marcelo também agradeceu aos deputados e servidores da Ales pelo trabalho dedicado ao projeto.
“Essa taça é de todos, é do Espírito Santo, que foi reconhecido por todas as Assembleias. Tínhamos a convicção que nessa área era o melhor projeto do Brasil. Viva o Espírito Santo! Viva o Arranjos Produtivos!”
Marcelo Santos
Conheça o projeto Arranjos Produtivos
O diretor-geral da ADERES, Alberto Gavini, explicou que a agência atua diretamente na capacitação dos produtores. Dessa maneira, promovendo formação para melhorar a produção, diversificar cultivos e auxiliar na comercialização.
Além disso, o projeto faz a doação de sementes e mudas, estudando o que é mais adequado para cada região, gerando renda e riqueza local. ” É um projeto de mais de R$ 12 milhões. (…) Queremos chegar a todos os municípios (capixabas)”, garantiu Gavini.
Reconhecimento nacional e possibilidade de expansão
A presidente da UNALE, deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), elogiou o Arranjos Produtivos e defendeu sua replicação em todo o Brasil. Em seu discurso, a parlamentar comentou que o Projeto Arranjos Produtivos é responsável por levar tecnologia, capacitação e assistência técnica para milhares de agricultores familiares. Sendo assim, Tia Ju complementou dizendo que a ALES mostra que é possível aproximar o parlamentar da vida real, da roça, da produção e da esperança.
Natural da zona rural e filha de um produtor da agricultura familiar, Tia Ju ressaltou o valor do prêmio para quem coloca comida na mesa da população capixaba.
Durante o evento, ela também anunciou uma nova categoria para a próxima edição do prêmio Assembleia Cidadã : reportagem legislativa. “Queremos fortalecer a comunicação pública e o jornalismo legislativo como instrumento de transparência e participação democrática.”, afirmou.
Post Instagram:
Encerramento e perspectivas futuras do projeto
Por fim, no encerramento da cerimônia, o presidente Marcelo Santos enalteceu a liderança de Tia Ju à frente da UNALE. Além de reforçar os objetivos do projeto, o parlamentar afirmou que por conta da gestão de Tia Ju, a UNALE está ganhando uma nova cara, com modernidade e eficiência.
“O Arranjos Produtivos não é um projeto frio, de entrega de mudas. O ativo é o conhecimento para o produtor, que já tem uma expertise, poder produzir mais e melhor, e ajudando também na diversificação para ele não ficar refém de apenas uma cultura”
Marcelo Santos
Por fim, além da deputada Tia Ju, participaram da comitiva da Unale o 3º Tesoureiro, deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos-TO), e o conselheiro fiscal, deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC).
O Serra Noticiário continua acompanhando de perto as atividades da Assembleia Legislativa e trará novas informações assim que possível.
