A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra comemorou, nesta terça-feira (01), um feito histórico: o município registrou apenas três homicídios em março, o menor número já contabilizado na cidade, que possui aproximadamente 570 mil moradores, segundo dados do IBGE em 2024. Isso representa uma média de 0,5 morte por 100 mil habitantes.
O delegado titular da DHPP Serra, Rodrigo Sandi Mori, relatou ao Serra Noticiário que o índice de homicídios em março superou o recorde anterior, registrado em abril de 2019, quando a cidade teve apenas cinco casos. Segundo ele, esse mesmo número também havia sido igualado nos meses de junho e setembro de 2024.
Leia Mais ∎
O número de homicídios registrados neste mês de março na Serra coloca a cidade em níveis semelhantes aos de países considerados mais seguros do mundo, como Singapura, Japão, Islândia, Noruega, Suíça e Dinamarca. Por outro lado, o dado coloca a Serra distante da média nacional, que no último ano (2024) registrou um índice de 17,9 mortes por 100 mil habitantes.
Países com as menores taxas de homicídio (por 100 mil habitantes) em 2023
- Singapura – 0,2
- Japão – 0,3
- Islândia – 0,3
- Suíça – 0,6
- Noruega – 0,7
- Dinamarca – 0,7
Para comparação com outros países:
- Brasil – 20
- México – 25
- Estados Unidos – 6,5
DHPP Serra atribui a redução ao fim da impunidade
O delegado Rodrigo Sandi Mori destacou a importância da atuação estratégica das forças de segurança e do trabalho integrado com o Ministério Público e o Poder Judiciário para a elucidação dos crimes. Como também, investigação eficaz contra as pessoas que promovem homicídios na cidade.
“Reduzir homicídio requer uma investigação eficaz com a prisão qualificada não só dos executores como também dos chefes de tráfico que por vezes atuam como mandantes ou autorizam homicídios. É fundamental que o trabalho iniciado na polícia civil seja corroborado no final com a condenação dos homicidas, o que tem sido feito com êxito na Serra, onde 88,89% dos júris realizados no ano de 2024 terminaram com condenação.”
Rodrigo Sandi Mori
delegado titular da DHPP Serra
Histórico da redução da violência na Serra
A Serra, que já ocupou o topo do ranking das cidades mais violentas do país, vem apresentando queda contínua nos índices de homicídios.
- 2008: Serra liderava a lista de cidades mais violentas do Brasil com 97,62 assassinatos por ano para cada 100 mil habitantes.
- 2015: Foram 315 homicídios, representando taxa de 64,9 para cada 100 mil habitantes.
- 2023: O município fechou o ano com 118 homicídios, registrando o menor número desde 1996. Representando uma média de 9,8 mortes por mês.
- Março de 2025: Apenas três homicídios foram registrados, consolidando o menor número já registrado na história do município.
Ajuda da população é fundamental
A participação da sociedade tem sido um fator decisivo para a redução da violência na Serra. A população pode continuar contribuindo com informações anônimas por meio do Disque-Denúncia 181, um canal seguro e sigiloso para relatar atividades suspeitas.
O Serra Noticiário segue acompanhando os avanços na segurança pública do município.
