O município de Vitória deu um passo importante na área da saúde. Isso porque, na manhã do último sábado (05), ocorreu a assinatura da ordem de serviço para a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória, marcando o início das obras do equipamento no bairro Forte São João. Com um investimento de R$ 24 milhões, a obra terá prazo de 540 dias para ser concluída e promete transformar o atendimento de urgência e emergência na cidade.
Estrutura moderna da nova UPA de Vitória
A nova UPA será construída em um terreno estratégico localizado na Avenida Vitória, esquina com a Rua Desembargador José Vicente, no coração do bairro Forte São João. Projetada como uma unidade de suporte nível 3 – o mais alto grau de complexidade para esse tipo de estrutura –, a UPA contará com dois pavimentos, rampas de acessibilidade, elevadores para macas e uma infraestrutura completa para atender casos de urgência e emergência com excelência.
Leia Mais ∎
Com funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, a unidade oferecerá atendimento especializado para pacientes com quadros clínicos agudos ou agravados. Além disso, a UPA irá prestar assistência inicial em casos cirúrgicos e traumas, até a possível transferência para hospitais de referência.
Dessa forma, para garantir um atendimento de qualidade, a equipe será multidisciplinar. Ou seja, composta por médicos clínicos, pediatras, cirurgiões, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares de laboratório e farmácia, entre outros profissionais.
O projeto prevê uma estrutura moderna e ampla, com:
- 10 consultórios médicos;
- 35 leitos de observação;
- Espaços dedicados à medicação, inalação, curativos, pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos;
- Salas específicas para vacinação, eletrocardiograma, raio-X e emergências.
Somado a isso, a UPA terá foco em sustentabilidade. O projeto inclui um gerador de energia, sistema de ar-condicionado VRF, brises para controle térmico e um sistema de reaproveitamento da água da chuva, que servirá para irrigação dos jardins internos e externos.

Lorenzo Pazolini celebra construção da UPA de Vitória
A construção da UPA representa um marco para Vitória, que será a última capital brasileira a contar com este tipo de unidade. Com isso, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), celebrou o momento durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço:
“A saúde de Vitória está em uma posição de destaque no Brasil e no mundo. Com a UPA, o desafio foi construir um projeto único no país, a partir do diálogo com a população. Vamos deixar de ser a única capital do país a não ter uma UPA para atender as pessoas. Esta mudança que estamos realizando na manhã deste sábado, assim como temos feito por toda a capital. Este é o início da realização de um sonho que está se concretizando“
Lorenzo Pazolini
Prefeito de Vitória
Vídeo Instagram:
Lideranças políticas comentam sobre o impacto na saúde de Vitória
O evento de assinatura da ordem de serviço contou com a presença de muitas lideranças políticas do município. Em seu discurso, a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (PP), reforçou a importância de cuidar das pessoas por meio de políticas públicas eficientes:
“Em momentos como este, em que podemos perceber como mudamos a vida dos cidadãos, eu ganho o que tem sido renovador todos os dias: o carinho, o respeito e ver a vida das pessoas sendo transformada.”
Vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini
Já o secretário de Governo, Erick Musso (Republicanos), destacou o papel de Vitória como referência estadual e nacional:
“Vitória é a capital de todos os capixabas e tem sido um exemplo para o Estado e para o Brasil, se tornando uma referência na área de gestão e saúde pública“
Secretário de Governo, Erick Musso
Aumento na capacidade de atendimento em Vitória
Por fim, a secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, destacou a importância da iniciativa. Em seu discurso ela frisou a capacidade estrutural da UPA, com 10 consultórios e 35 leitos para pacientes em observação. Sendo assim, a secretária destacou que a capacidade de atendimento será triplicada, passando de 120 mil atendimentos/ano para 345 mil atendimentos por ano.
Sendo assim, com a construção da UPA, Vitória não apenas preenche uma lacuna histórica no sistema de saúde, mas também reafirma seu compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar da população. O início das obras marca o primeiro passo rumo a uma nova era de atendimento médico na capital capixaba.
O Serra Noticiário continua acompanhando o andamento das obras de perto e trará novas informações assim que possível.
