Na última quarta-feira (09), o Serra Noticiário trouxe a matéria sobre o caso do jovem Melvin Aquirrame Ferreira Lourenço, de 28 anos, que faleceu no último sábado (05), após buscar atendimento nas UPAs de Serra-sede e Castelândia, além do Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves.
Ainda na noite quarta-feira, a Secretaria de Saúde da Serra (SESA), devido à grande repercussão do caso, anunciou, por meio de um comunicado, medidas rigorosas de investigação sobre a morte do rapaz, que culminaram na demissão da médica e no afastamento de outros profissionais envolvidos.
Leia Mais ∎
O caso envolveu sucessivas falhas no atendimento que culminaram no óbito de um paciente, gerando indignação e questionamentos por parte da família e da sociedade.
Confira toda a história do caso que acabou levando à morte de Melvin:
Secretaria de Saúde emite comunicado sobre a morte de Melvin
Assim, diante da repercussão do caso, a Secretaria de Saúde da Serra (SESA) informou, na última quarta-feira (04), que adotou medidas administrativas rigorosas diante da gravidade dos acontecimentos registrados no último sábado (05) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Serra Sede e Castelândia.
De acordo com a Secretaria, a médica diretamente envolvida no caso foi demitida, e todos os profissionais relacionados ao ocorrido foram afastados preventivamente até a conclusão da apuração dos fatos. Para garantir uma investigação detalhada e imparcial, foi instaurada uma comissão específica encarregada de analisar os atendimentos prestados nas unidades envolvidas.
Além disso, o Conselho Regional de Medicina (CRM) foi formalmente notificado para avaliar, de forma independente, a conduta dos profissionais de saúde envolvidos no episódio. Essa medida visa assegurar transparência e responsabilidade no processo investigativo.
Responsabilização da gestão das UPAs
No comunicado, a SESA afirmou que, a Organização Social (OS) responsável pela gestão da UPA de Castelândia também foi notificada e está sendo responsabilizada por possível omissão de socorro por parte de seus colaboradores. A Secretaria de Saúde destacou que não tolerará negligência ou falta de compromisso no cuidado aos pacientes.
Solidariedade e apoio à família de Melvin
Ainda no comunicado oficial, a SESA reafirmou seu compromisso com a vida, a ética, a transparência e a segurança dos usuários do sistema público de saúde.
A Secretaria lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com os familiares do paciente falecido. Como forma de assistência, a SESA afirmou ter oferecido acompanhamento psicológico e suporte social à família de Melvin por meio da assistência social da Serra.
Confira a nota emitida pela Secretaria de Saúde da Serra na íntegra:
“A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) informa que, diante da gravidade do ocorrido no último sábado (5) nas unidades de pronto atendimento do município, adotou de imediato medidas administrativas rigorosas. A médica envolvida no caso foi demitida e todos os demais profissionais diretamente relacionados à ocorrência foram afastados preventivamente, até a completa apuração dos fatos.
Foi instaurada uma comissão específica para a investigação detalhada dos atendimentos prestados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Serra Sede e Castelândia. Além disso, o Conselho Regional de Medicina (CRM) foi formalmente notificado para que avalie a conduta médica de forma independente.
A Organização Social responsável pela gestão da UPA de Castelândia também foi notificada e está sendo responsabilizada por possível omissão de socorro por parte de seus colaboradores.
A Sesa reafirma seu compromisso com a vida, a ética, a transparência e a segurança dos usuários do sistema público de saúde. Assume também o compromisso de adotar medidas para evitar eventuais erros e prevenir a recorrência de casos semelhantes.
A Secretaria lamenta o ocorrido, se solidariza com familiares e está prestando apoio à família, por meio de atendimento pessoal e foi ofertado acompanhamento psicológico e assistente social.
A gestão não compactua com qualquer tipo de negligência nos atendimentos médicos e reforça seu compromisso com um cuidado digno, humano e respeitoso à população.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
