Nesta quarta-feira (09), a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) deu um importante passo para reforçar a segurança pública ao convocar os primeiros 50 novos agentes da Guarda Civil Municipal. O concurso público, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), foi iniciado em 2023 e teve seu resultado final divulgado no último dia 31. A chegada desses profissionais marca o início de uma nova fase na segurança do município.
Prefeito reforça compromisso por uma Serra mais segura
O prefeito Weverson Meireles destacou que a ampliação do efetivo faz parte de um plano estratégico desenvolvido desde a gestão anterior, liderada pelo ex-prefeito Sergio Vidigal (PDT), com foco na promoção da paz e no combate à violência.
Leia Mais ∎
“Estamos comprometidos em levar mais segurança para nossa população. A chegada desses novos agentes reforça nosso compromisso para tornar a Serra uma cidade ainda mais segura, com mais presença da Guarda nas ruas e uma resposta mais rápida e eficiente contra o crime”
Weverson Meireles
Prefeito da Serra
Plano de segurança pública para os próximos quatro anos
O prefeito Weverson Meireles ressaltou que a convocação dos novos guardas é apenas o começo de um amplo projeto de fortalecimento da segurança municipal. Nos próximos quatro anos, a administração pretende investir em capacitação contínua, ampliar o efetivo e garantir a atuação da corporação 24 horas por dia. Além disso, a Prefeitura está fortalecendo parcerias com o Governo do Estado e as forças de segurança estaduais. Tudo isso, com o objetivo de criar uma rede mais integrada de proteção.
“Trabalhamos de forma organizada para promover a cultura da paz e já estamos colhendo importantes frutos para a nossa população, pois, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), já tivemos reduções significativas de crimes nesses primeiros meses de 2025, comparado ao ano anterior, em que posso destacar 16,4% de redução em roubos e furtos a veículos , 28,9% de redução em crimes contra o patrimônio e 78,57% de redução em homicídios , índice que está no menor patamar histórico”
Weverson Meireles
Investimentos em tecnologia e integração entre as polícias
Além do aumento do efetivo, a Prefeitura está investindo em tecnologia para melhorar a segurança. Entre as iniciativas está a expansão do sistema de videomonitoramento, que permitirá maior controle e vigilância em pontos estratégicos da cidade. Também está sendo promovida uma maior integração entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Dessa forma, visando uma atuação mais coordenada e eficaz.
Outro pilar do plano de segurança é a prevenção, com programas voltados para comunidades vulneráveis e ações que aproximem os agentes dos moradores. Essa abordagem busca não apenas combater o crime, mas também construir relações de confiança entre a população e as forças de segurança.
Por fim, a vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno (MDB), enfatizou a importância do fortalecimento da Guarda Municipal para o futuro da segurança no município.
“Essa convocação representa mais do que o reforço na segurança: é o reconhecimento do esforço de homens e mulheres que se dedicaram para servir à nossa cidade. É motivo de orgulho ver a Guarda Municipal sendo fortalecida. Seguiremos trabalhando para tornar a nossa atuação cada vez mais inteligente, estratégica e presente no dia a dia dos moradores e mais próxima das comunidades”
Gracimeri Gaviorno
Vice-prefeita da Serra
O Serra Noticiário continua acompanhando o processo de convocação de perto e trará novas informações assim que possível.
