Nesta última quarta-feira (23), após receber reclamações de moradores e comerciantes, o repórter Wal Junior, do Serra Noticiário, esteve na Praça dos Ipês, no bairro Barcelona, na Serra, para registrar os problemas enfrentados pela população. As queixas estão relacionadas ao andamento e situação de uma obra de revitalização realizada no local pela Prefeitura Municipal da Serra (PMS).
No local, o repórter constatou os transtornos relatados; como o acúmulo de lixo, mato alto, possíveis focos de proliferação de mosquitos e até tentativas de furto ao patrimônio público. O repórter não encontrou uma placa informativa que deveria apresentar o prazo de entrega e os detalhes da reforma.
Leia Mais ∎
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), que por meio da Secretaria de Serviços (SESE) afirmou que existe um projeto de revitalização dessas áreas em andamento.
Moradores reclamam de abandono e descaso no bairro de Barcelona
O repórter Wal Júnior esteve presente no bairro de Barcelona, para apurar algumas reclamações que a nossa reportagem vinha recebendo de moradores locais. Problemas como lixo, espaços públicos abandonados e falta de manutenção se tornaram queixas da população, que acusa a Prefeitura da Serra de descaso com a região.
O que antes era um espaço cheio de cor e vida, agora está tomado por lixo, mato alto e possíveis focos de dengue, conforme relatado pelos próprios moradores. A situação, exposta pela reportagem do repórter Wal Júnior, revela uma comunidade frustrada com a falta de manutenção e planejamento por parte da administração municipal.
O repórter Wal Junior caminhou pela praça do bairro de Barcelona, no local, é possível notar o entulho acumulado, materiais dispostos de forma irregular e áreas verdes completamente abandonadas. O mato alto tem se transformado em abrigo para pessoas em situação de rua e criado condições ideais para a possível proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Moradores relataram à reportagem que os focos da doença já estão presentes na região, colocando em risco a saúde pública. Além disso, comerciantes vizinhos à praça afirmam sentir insegurança constante, resultado direto da reforma inacabada.
Vídeo Youtube SN:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra relatando as reclamações da população de Barcelona. Em nota, questionamos se a prefeitura tinha ciência dessa situação? E qual era a previsão de solução para esse problema?
A Secretaria de Serviços da Serra (SESE) respondeu ao pedido de esclarecimento. Segundo a prefeitura, a praça está passando por uma revitalização de áreas verdes, não sendo uma construção nova. O projeto exige o isolamento da área para evitar acidentes. A previsão inicial para a conclusão das intervenções é de 180 dias.’
Confira a nota da SESE na íntegra:
“A Secretaria de Serviços da Serra (SESE) informa que está sendo executada a manutenção e revitalização de áreas verdes na Praça de Barcelona, o que requer isolamento da área para prevenção de acidentes. A Sese esclarece ainda não se tratar de construção mas, revitalização do aparelho prevista para durar aproximadamente 180 dias e podendo sofrer alterações.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
