O Governo do Estado do Espírito Santo anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento do edital para a construção do Novo Centro de Eventos do Espírito Santo, que será implantado em Carapina, na Serra, no local onde atualmente funciona o Pavilhão de Carapina. O evento de lançamento ocorreu no Palácio Anchieta, com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), e marca o início de uma nova fase para o turismo e economia capixabas.
Novo Centro de Eventos promete movimentar o turismo no ES
O novo espaço busca posicionar o Espírito Santo como um destino competitivo no cenário nacional e internacional, impulsionando o turismo de negócios e fortalecendo a economia local. A iniciativa atende à crescente demanda por um espaço moderno e estruturado, capaz de receber grandes eventos, feiras, convenções e shows, atraindo visitantes e gerando empregos e renda para o estado.
Leia Mais ∎

Estrutura para o novo centro de eventos em Carapina
O projeto prevê uma área construída total de 28.954,96 m², distribuída em diversos ambientes pensados para oferecer conforto, tecnologia e praticidade. Entre os destaques da estrutura estão:
- Pavilhão principal: Com 23.396,15 m², o espaço poderá receber eventos de grande porte, com capacidade para mais de 35 mil pessoas.
- Auditório / centro de convenções: Equipado para acomodar até 1.600 pessoas, ideal para conferências, seminários e reuniões corporativas.
- Área externa de exposições: Com 2.735,41 m², permitirá a realização de eventos ao ar livre e exposições dinâmicas.
- Estacionamento amplo: Contará com 1.829 vagas, incluindo carros, ônibus, motos e bicicletário, além de áreas exclusivas para embarque e desembarque.
- Espaço para expansão futura: Uma área reservada garante a possibilidade de ampliação conforme a demanda.

Investimento e prazo para a construção do novo Pavilhão de Carapina
O investimento total da obra está estimado em R$ 228,7 milhões , com prazo de execução de aproximadamente 36 meses. Durante o período de construção, uma estrutura provisória será implantada no terreno para garantir a continuidade da realização de eventos na região, minimizando impactos para a população e o setor produtivo.

Órgãos responsáveis pela construção do centro de eventos de Carapina
A construção do novo centro de eventos terá coordenação do Departamento de Edificações e de Rodovias do ES (DER-ES), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur). Para José Eustáquio, representante do DER-ES, o projeto simboliza a transformação do órgão em um gestor estratégico de obras. Sendo assim, contribuindo para o crescimento do turismo como vetor econômico.
Já o secretário de Turismo, Victor Coelho, destacou o impacto positivo do empreendimento. De acordo com o secretário, o centro será um marco para o turismo de negócios no Espírito Santo, atraindo eventos e movimentando a economia local.
O governador Renato Casagrande reforçou o compromisso do estado com o desenvolvimento do setor:
“Após a contratação da empresa e a execução da obra temos interesse em fazer a concessão deste importante equipamento. Um local grande e adequado para receber os eventos do tamanho que o Espírito Santo merece. Vivemos um momento novo para o turismo no Estado. Precisamos ter um local moderno e com capacidade de sediar grandes eventos. O Governo realiza investimentos em várias áreas que impactam na melhoria da infraestrutura turística, como novas orlas, diversas rodovias rurais, o Cais das Artes e até aeroportos. Todas ações para mudar o patamar do turismo em nosso Estado”
Renato Casagrande
Governador do ES
Projeto promissor para futuros eventos no ES
Com a conclusão do novo centro de eventos, o Espírito Santo promete se posicionar como um importante ponto para o turismo de negócios e eventos. Assim, ampliando sua visibilidade e atraindo investimentos. Além disso, a iniciativa promete fortalecer o comércio, os serviços e o setor hoteleiro da região, beneficiando diretamente a população local.
O Serra Noticiário continua acompanhando o projeto de perto e trará novas informações assim que possível.
