Na manhã desta quarta-feira (30), nossa reportagem recebeu vídeos e fotos que expõem a situação de uma cachorra gravemente ferida, supostamente após ter sido vítima de um atropelamento próximo do Terminal de Jacaraípe, na Serra, na tarde da última terça-feira (29). O caso chamou a atenção da população local, que se mobilizou para tentar socorrer o animal. No entanto, o episódio gerou revolta após o projeto Bem Estar da Prefeitura Municipal da Serra (PMS) inicialmente negar socorro ao animal.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra relatando a primeira negativa de resgate para o animal. Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) afirmou que realizou o resgate da cadelinha na tarde desta quarta-feira.
Leia Mais ∎
Cachorra fica gravemente ferida no Terminal de Jacaraípe
Na manhã desta quarta-feira, a reportagem do Serra noticiário recebeu vídeos e fotos dessa cadelinha que estava nas redondezas do Terminal de Jacaraípe. Segundo testemunhas, ela teria sido vítima de um atropelamento, que a deixou gravemente ferida.
Pelas imagens, era possível ver que o animal não tinha condições nem para se manter em pé. Mesmo com pessoas próximas, a cadela de manteve parada, sem esboçar reação e apresentando sinais de sofrimento.
Vídeo Youtube SN:
Projeto Bem Estar teria negado resgate ao animal
Pessoas que estavam próximas ao local relataram que acionaram o Rancho Bela Vista, vinculado ao projeto Bem Estar, administrado pela Prefeitura da Serra. Contudo, a equipe do projeto teria se recusado a prestar socorro à cadelinha na tarde da última terça-feira, alegando que o departamento estava passando por uma reestruturação de protocolos e, por isso, não poderia atender ao chamado. A reportagem teve acesso aos prints da conversa em que o projeto alega não poder realizar o resgate.

Animal permaneceu horas sem resgate
O estado grave do animal, somado à negativa de socorro, gerou indignação entre moradores e ativistas locais. A comunidade criticou duramente a decisão, considerando que se tratava de um caso de emergência que exigia intervenção imediata para salvar a vida do animal.
Por volta de 13h desta quarta-feira, nossa reportagem recebeu mais imagens do animal, que até o momento permanecia no Terminal de Jacaraípe, ainda sem resgate por parte das autoridades municipais. A cadelinha permaneceu imóvel no mesmo local, sem condições de se locomover.

Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante das informações recebidas, ainda na manha desta quarta-feira, nossa equipe de reportagem entrou em contato com Prefeitura da Serra, para relatar o caso e fazer questionamentos às autoridades competentes se estavam cientes do caso envolvendo a cadelinha ferida no Terminal de Jacaraípe? Por quais motivos o projeto municipal ARCA se recusou a resgatar o animal? Quais são os protocolos vigentes para que um animal esteja ou não qualificado para receber socorro na Serra?
Secretaria de Meio Ambiente confirma resgate do animal
Em nota enviada às 16h54 desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) informou que o animal foi resgatado pela equipe do Departamento de Bem-Estar Animal da Serra e está recebendo os cuidados necessários. A pasta não detalhou os motivos iniciais da recusa do ARCA, mas destacou que o caso foi solucionado com o acolhimento do animal.
Confira a nota da SEMMA na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informa que o animal foi resgatado pela equipe do Departamento de Bem Estar Animal da Serra e está recebendo os cuidados necessários.”
Resgate contou com a ajuda de parlamentar do ES
Após receber a notícia do resgate por parte da secretaria, a reportagem entrou em contato com a fonte que havia compartilhado as imagens do estado da cadelinha para confirmar se relamente o resgate havia ocorrido.
Em conversa com a nossa equipe, a fonte confirmou o resgate no final da tarde desta quarta-feira, mas colocou algumas ressalvas. Isso porque, segundo ela, o resgate só foi possível após muita insistência de pessoas e até de uma parlamentar, a deputada estadual, que teria feito pessoalmente um pedido de resgate do animal.
“ela foi resgatada agora no final da tarde, depois de muito barraco, vamos dizer assim, muita gente mandando mensagem, e na verdade ela só foi resgatada porque a deputada Janete de Sá pediu, essa é a verdade, porque se fosse depender do Arca mesmo, do programa de bem-estar, ela estaria ali até agora.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
