Na tarde do último sábado (03), o vereador da Serra, Agente Dias (Republicanos), utilizou suas redes sociais para relatar um incidente ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia, onde após realizar exames médicos, acabou recebendo os resultados com informações de outro paciente. Assim, levantando suspeitas de que a UPA havia trocado os exames feitos no local.
A Prefeitura Municipal da Serra (PMS) se manifestou sobre o caso e atribuiu o erro a um laboratório terceirizado que presta serviços para a UPA de Castelândia.
Leia Mais ∎
Vereador Agente Dias denuncia erro em entrega de exames na UPA
No último sábado, o vereador da Serra, Agente Dias, conversou com a nossa reportagem para relatar todo o ocorrido. Segundo ele, foi até à UPA de Castelândia para realizar exames de sangue por precaução.
Isso porque, o vereador contou que recentemente estava em uma fiscalização parlamentar verificando as condições dos moradores em situação de rua na cidade e recolhendo as facas que estavam pose dessas pessoas. Durante o recolhimento, o parlamentar acabou se ferindo com uma faca. Por não saber se a lâmina estava com algum tipo de contaminação, resolveu realizar os exames para se certificar de que não havia contraído nenhuma infeção.
“Eu me machuquei numa fiscalização sobre morador e situação de rua, com uma faca de um morador situação de rua. Eu procurei a UPA, no caso, para fazer esses testes de HIV, hepatite, devido à faca ter me perfurado.”
Agente Dias
Vereador da Serra
Vereador percebe o erro em casa
De acordo com o vereador, ele realizou exames de sangue na UPA na madrugada de sábado e, após receber os resultados impressos, retornou para casa. Horas depois, ao examinar novamente os documentos, percebeu que se tratava dos exames de um idoso, os dois primeiros nomes dos pacientes são iguais, mas os sobrenomes e idades são diferentes.
Vereador retornou à UPA para realizar novos exames
Preocupado com a situação, o vereador retornou à UPA ainda no sábado pela tarde para comunicar o problema. Na ocasião, novos exames foram realizados, e desta vez os resultados entregues estavam corretos, incluindo índices e informações compatíveis com seu prontuário.
De acordo com o Agente Dias, a direção da UPA alegou que havia sido apenas um erro de digitação que ocasionou o problema. No entanto, os índices e informações presentes nos prontuários dos exames eram completamente diferentes, dando a entender que não era apenas um mero erro de digitação, mas sim um equívoco nos processos de realização de exames.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante do ocorrido, ainda no sábado a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra, junto às autoridades de saúde, para questionar se estavam cientes do erro relatado pelo vereador Agente Dias? Se a UPA de Castelândia já identificou a causa desse equívoco na entrega dos exames? Se protocolos internos para organização e distribuição dos exames passam por algum tipo de fiscalização frequente?
Resposta da Prefeitura da Serra
Por volta de 18h do sábado, a Prefeitura da Serra respondeu à nossa reportagem, informando que as unidades de saúde mantidas pelo município, incluindo a UPA de Castelândia, seguem protocolos rígidos na coleta e entrega de exames. No entanto, reconheceu que o erro foi causado por um laboratório terceirizado responsável pela análise e emissão dos resultados.
A prefeitura afirmou que a conduta do profissional responsável pela entrega do exame será apurada e que “serão tomadas as medidas cabíveis“.
Confira a nota da Prefeitura da Serra na íntegra:
“A UPA de Castelândia, assim como as demais unidades de saúde mantidas pela Prefeitura da Serra, segue protocolos rígidos na coleta e entrega de exames. No caso desta reclamação, houve um erro do laboratório terceirizado. A conduta do profissional responsável pela entrega do exame será apurada e serão tomadas as medidas cabíveis.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
