Na tarde da última sexta-feira (02), quatro famílias do bairro Maria Ortiz, em Vitória, tiveram seus sonhos realizados ao receberem as chaves de suas novas casas. A entrega faz parte do Programa Casa Feliz e Segura, uma iniciativa da Prefeitura de Vitória que busca transformar moradias precárias em lares dignos, seguros e acolhedores.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), da vice-prefeita Cris Samorini (PP), dos secretários Luciano Forrechi e Gustavo Perin, além do subsecretário de Habitação, Tiago Benezoli, e representantes da sociedade civil.
Leia Mais ∎
Melhorias na vida de quatro famílias em Vitória
De acordo com a Prefeitura de Vitória, o programa não se limita a reformas ou melhorias habitacionais. Isso porque, o programa simboliza a esperança de um lar digno para famílias que, por anos, enfrentaram condições precárias de moradia. Para o prefeito Lorenzo Pazolini, este é um marco na história da habitação social do estado:
“Realizamos a entrega da casa para quatro famílias e seguimos trazendo felicidade, cidadania, dignidade, carinho e empatia pelo nosso povo. Esse é o maior projeto de acolhimento do estado do Espírito Santo, e não pararemos por aqui. O que antes era história de privações deu espaço para o novo. Tudo preparado com muito carinho pela nossa equipe. Uma nova vida de esperança para essas famílias”
Lorenzo Pazolini
Prefeito de Vitória

Famílias recebem casa reformada em Vitória
Entre os beneficiados está a família Tozi, composta pelos irmãos Alexandra, Andréa e Cláudio, que viveram juntos por mais de 35 anos na mesma residência. Após a perda dos pais, cada irmão ficou com uma parte do imóvel, que, sem manutenção adequada, deteriorou-se ao longo dos anos.
Inicialmente incluídos no projeto de melhorias, uma visita técnica identificou que a estrutura não suportaria reformas, sendo necessária a reconstrução. O engenheiro responsável organizou a divisão do terreno, garantindo maior conforto: duas residências foram reconstruídas para Alexandra e Andréa, que têm famílias maiores, enquanto Cláudio recebeu melhorias no espaço onde vive sozinho.
“Hoje recebo com alegria a minha nova casa que nem se compara com o que era. Antes era uma casa toda rachada, pingava quando chovia e não tinha piso. Hoje é uma casa com ótimo acabamento, piso, banheiro bonitos e quartos espaçosos. Vou poder criar minha filha nesse espaço seguro”
Andréa
Moradora de Maria Ortiz
Outra beneficiada foi a munícipe Maria Alexandria, que morava no local há mais de 40 anos. Sem recursos para realizar reparos, sua residência chegou a um estado precário. Após constatarem a necessidade de reconstrução total, ela também foi contemplada com o Bônus Moradia durante as obras.
“Antes eu não tinha fogão em casa. Hoje, além da minha casa nova, recebemos eletrodomésticos novos que terão muita serventia. Nessa casa eu criei meus filhos, netos e agora já tenho bisnetos. Eu só tenho a agradecer pelo programa e por toda a equipe”
Maria Alexandria
Moradora
Famílias recebem kit de eletrodomésticos
As famílias assinaram o termo de vistoria, confirmando que os imóveis foram entregues em perfeitas condições de habitabilidade, de acordo com os projetos apresentados. Além das residências, cada família recebeu eletrodomésticos novos, como fogão, geladeira e TV, itens que trouxeram ainda mais alegria e praticidade aos novos lares.
Critérios para cadastro no programa de melhorias habitacionais
Sendo assim, para participar dos projetos de construção e melhorias habitacionais, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Residir no município de Vitória por pelo menos um ano;
- Ter renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capita;
- Ser proprietário do imóvel, com titularidade fiscal em seu nome, não sendo alugado ou cedido;
- Não possuir outro imóvel ou qualquer tipo de financiamento habitacional;
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir carteira de identidade e CPF;
- Residir em área própria para moradia, sem estar em zona de risco ou de preservação ambiental.
O Serra Noticiário continua acompanhando o programa de perto e trará novas informações assim que possível.
