A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestou homenagem à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) pelos seus 190 anos de criação. A Reunião Ordinária de Plenário desta quinta-feira (15) foi interrompida para que o presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), recebesse o presidente da ALES, Marcelo Santos (União).
Fortalecimento dos laços institucionais entre ALMG e ALES
Ao abrir a cerimônia, Tadeu Leite leu um discurso em homenagem à ALES, destacando a trajetória admirável de Marcelo Santos na vida pública, atualmente em seu sexto mandato legislativo. Ele ressaltou a importância da atuação conjunta em espaços como a União Nacional dos Legislativos Estaduais e o Colegiado de Presidentes das Assembleias, afirmando:
Leia Mais ∎
“Os dois colegiados são fundamentais para a defesa dos interesses dos Legislativos e para seu fortalecimento no cenário nacional e, ainda, para a busca de soluções que podem ser replicadas para outros parlamentos.”
Tadeu Leite
Deputado Estadual de Minas Gerais
O presidente mineiro também destacou a proximidade cultural e geográfica entre Minas Gerais e o Espírito Santo, além de objetivos comuns no desenvolvimento econômico e bem-estar da população.
Sobre questões globais, ele enfatizou a necessidade de enfrentar a crise climática: “Estamos empenhados na construção de políticas públicas e ações concretas para um futuro sustentável de convivência com esse cenário global.”
Tadeu Leite concluiu reafirmando o compromisso com a transparência, inovação e sustentabilidade, declarando:
“É com satisfação que somamos nossas vozes às dos deputados e do povo dos dois estados para comemorar 190 anos da Assembleia do Espírito Santo, reforçando nossos elos de amizade e cooperação.”
Tadeu Leite
Ao final, entregou uma placa comemorativa ao presidente capixaba.
Marcelo Santos destaca união das Assembleias em defesa da população
Em resposta, Marcelo Santos agradeceu a homenagem e compartilhou sua trajetória política. Formado em Administração Pública, ele iniciou sua vida pública como vereador em Cariacica e hoje está em seu sexto mandato legislativo.
Ao falar sobre ideologia e cooperação, destacou:
“Todos os políticos têm cravada no peito sua ideologia, mas quando se trata de atender aos interesses da população, é importante deixar de lado a posição ideológica. Se colocássemos a ideologia na frente, não teríamos feito a repactuação do acordo para reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Mariana.”
Marcelo Santos
Presidente da ALES
Ele relembrou um encontro recente com Tadeu Leite e o governador capixaba, Renato Casagrande (PSB), afirmando: “Temos nossas posições, mas quando se trata de defender os cidadãos, estamos unidos.”
Vídeo Instagram:
Presidente destacou algumas das iniciativas da ALES
O presidente da ALES destacou algumas iniciativas importantes da casa legislativa capixaba:
- Programa Revisa ALES:
Um projeto de revisão normativa que eliminou mais de 10 mil normas consideradas inconstitucionais, obsoletas ou em desuso, promovendo maior eficiência na gestão legislativa. - Projeto de Formação de Jovens:
“Fiz aula inaugural para mais de 700 jovens, de modo que adquiram conhecimento sobre o papel do deputado, da Assembleia.” - Apoio a Arranjos Produtivos Locais:
“Levamos conhecimento técnico para que o produtor não fique dependente de uma única cultura; a oscilação climática grave compromete as lavouras de café, e o agricultor precisa diversificar sua produção.”
União para compromissos futuros
Por fim, Marcelo Santos anunciou que apresentaria os nomes dos deputados capixabas que integrarão a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce).
O deputado Leleco Pimentel (PT), coordenador da Cipe Rio Doce, deu as boas-vindas ao presidente capixaba e parabenizou a ALMG pelo encontro. Ele reafirmou o compromisso das assembleias de Minas e do Espírito Santo com a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana, dizendo: “Reafirmo o compromisso das Assembleias de Minas e do Espírito Santo com a reparação integral dos danos de Mariana.”
Com isso, a homenagem marcou discursos e compromissos renovados entre as duas casas legislativas. Além de celebrar os 190 anos da ALES, o evento reforçou a importância da colaboração entre estados para enfrentar desafios comuns, promover o desenvolvimento regional e garantir justiça social e ambiental.
O Serra Noticiário continua acompanhando as atividades da ALES de perto e trará novas informações assim que possível.
