Na última quarta-feira (28), a Prefeitura da Serra publicou a nomeação de 50 candidatos aprovados no concurso para a Guarda Civil Municipal (GCM). Esses profissionais são os primeiros de um total de 138 aprovados que já concluíram o curso de formação obrigatório. No entanto, a decisão de nomear apenas parte dos aprovados gerou insatisfação entre os candidatos ainda não foram convocados.
Aprovados no concurso da GCM cobram nomeação da Prefeitura da Serra
O perfil no Instagram “Aprovados GCM Serra 2023”, criado por candidatos aprovados com o objetivo de cobrar a convocação integral dos selecionados, manifestou-se contrário à medida. Segundo os integrantes do grupo, o prefeito Weverson Meireles teria se comprometido publicamente a nomear todos os 138 candidatos aprovados.
Leia Mais ∎
Além disso, os candidatos questionam a justificativa apresentada pela Prefeitura. De acordo com a administração municipal, uma decisão liminar proferida pelo Poder Judiciário, teria determinado a convocação. Contudo, os aprovados afirmam que a decisão judicial trata apenas da necessidade de publicação de uma nova lista de classificação que respeite a legislação de cotas vigente, sem qualquer impedimento para a nomeação completa dos candidatos.
Post Instagram:
Candidatos protestam por nomeação imediata de todos os aprovados
Diante da situação, os 88 candidatos ainda não nomeados intensificaram as cobranças por uma convocação imediata e pedem esclarecimentos oficiais por parte do poder municipal. Eles argumentam que a demora na nomeação compromete suas expectativas profissionais e prejudica o fortalecimento da segurança pública no município.
Neste sábado (31), alguns desses aprovados fizeram um protesto em Laranjeiras. Os manifestantes ocuparam uma faixa de pedestres com uma faixa escrito: “Prefeito, cumpra sua promessa! Nomeação imediata de todos os aprovados no concurso da GCM Serra já!“.
Vídeo Instagram:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante das denúncias e reclamações, na última quinta-feira (29), a reportagem do Serra Noticiário buscou respostas junto à Prefeitura da Serra. Em nota, questionamos se a Prefeitura da Serra estava ciente das críticas e manifestações dos candidatos aprovados no concurso da GCM? E se existia uma previsão oficial para a nomeação dos demais 88 candidatos que não foram contemplados na primeira lista?
No entanto, até o momento dessa publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário continua no aguardo de uma resposta da Prefeitura da Serra e trará novas informações assim que possível.
