O deputado estadual Pablo Muribeca e vereador Agente Dias, ambos Republicanos, publicaram, nesta quarta-feira (18), um vídeo nas redes sociais no qual desmente as acusações feitas pela Prefeitura Municipal da Serra sobre visita a uma residência com refugiados venezuelanos, na Serra.
No vídeo, Pablo Muribeca acompanhado do Agente Dias, aparece tentando falar em espanhol com os moradores, perguntando se estavam recebendo apoio e se as crianças estavam frequentando a escola. Em tom de acolhimento, Muribeca afirma que sua presença ali tinha como único objetivo “ajudar, verificar as condições e garantir que os direitos dessas pessoas fossem respeitados”.
Leia Mais ∎
Na gravação, feita no próprio local e compartilhada nas redes sociais, Muribeca, acompanhado do Agente Dias, vereador da Serra, aparece conversando em espanhol com as famílias, perguntando se estavam recebendo apoio e se as crianças estavam frequentando a escola.
O vídeo ainda mostra que o deputado se apresentou, se identificou como parlamentar e foi convidado a entrar pelos próprios moradores, sendo bem recebido por todos no local.

Entenda o caso
Conforme divulgado nesta terça-feira (17), por alguns veiculos de comunicação, a Prefeitura da Serra realizou denúncia aos Conselhos Municipais de Direitos Humanos e da Mulher, além de acionar a Defensoria Pública da União, contra o deputado Pablo Muribeca por sua visita aos venezuelanos.
Alegando que mulheres venezuelanas haviam sido coagidas por pessoas que teriam entrado na residência sem autorização, usando supostas falsas identificações institucionais, o que teria causado medo e constrangimento aos moradores.
Vídeo de Muribeca mostra ligação para o prefeito da Serra
Em seu vídeo, Pablo Muribeca destacou ainda que foi ele quem entrou em contato com o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), para solicitar apoio às famílias venezuelanas. Levantando dúvidas sobre a credibilidade das informações divulgadas pela Prefeitura à imprensa. O deputado também reforçou que havia comunicado a Promotoria de Defesa do Cidadão da Serra, antes de realizar a visita.
Segundo Muribeca, além do vídeo como prova, há também trocas de mensagens com representantes do Grupo Carone, que, junto ao Exército Brasileiro e à ONU, estaria coordenando um projeto de acolhimento aos imigrantes no local.
Vídeo Instagram:
Nota divulgado pelo deputado Pablo Muribeca
“O Deputado recebeu a demanda relacionada à presença de um grupo de imigrantes venezuelanos em uma casa em Jacaraípe. Naquele momento, ele ainda não tinha pleno conhecimento das condições e da natureza da situação. Em resposta imediata, dirigiu-se pessoalmente ao local, exercendo sua legítima prerrogativa parlamentar.
Ao chegar, foi recebido de forma carinhosa, respeitosa e autorizado a entrar pelas famílias presentes, que inclusive fizeram e ofereceram um cafezinho ao deputado. Posteriormente, o gestor de Recursos Humanos do Grupo Carone, Sr. Cosme chegou no local, do qual esclareceu os fatos, que se trata de um projeto piloto do grupo Carone com o Exército Brasileiro e a ONU. Também esteve presente o Sr. Crivilin do Grupo Carone, que depois da recepção, enviou uma mensagem ao deputado: ‘Salva o contato, qualquer coisa tô a disposição aqui. Vamos marcar uma visita lá para apresentarmos tudo pra você.’ e o deputado respondeu ‘Blz meu amigo, obrigado pela recepção’. O que evidencia que as suposições que estão sendo trazidas pelo jornal junto da prefeitura são equivocadas.
Importante destacar que, antes da visita, o deputado já havia comunicado a promotora Luciana Almada, da Promotoria de Defesa do Cidadão da Serra, que, inclusive, solicitou diligência sobre o caso. Após o deslocamento, o deputado também esteve com a Promotora Luciana, para esclarecer a situação que estava ocorrendo.
Em nenhum momento o deputado adentrou o local de forma indevida, tampouco constrangeu ou ameaçou qualquer pessoa, as provas estão documentadas em vídeos. Toda a ação foi conduzida com responsabilidade, diálogo e respeito, dentro dos limites da função parlamentar.
Cabe ainda ressaltar que o próprio deputado solicitou ao prefeito Weverson que deixasse divergências de lado e se somasse aos esforços para garantir apoio e acolhimento digno às famílias venezuelanas, a prefeitura só foi acionada por causa do deputado Pablo Muribeca.
A atuação do deputado segue pautada na defesa da cidadania, da dignidade humana e da justiça social, sempre com base nas atribuições legais.“
Deputado Pablo Muribeca
