O projeto Escola de Formação Política para Jovens, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), ganhou destaque nacional ao ser mencionado na coluna Radar, assinada pelo jornalista Robson Bonin, na edição do último sábado (21), da Revista Veja. A publicação destacou que o programa deve diplomar cerca de 700 jovens de 11 municípios capixabas, consolidando-se como uma iniciativa inovadora no campo da formação cidadã.
Curso de formação política é gratuito para jovens do ES
O curso, totalmente gratuito, possui uma carga horária de 80 horas e é dividido em módulos regionais realizados nos municípios participantes. Com foco em temas fundamentais para a compreensão das políticas públicas e dos direitos civis, o projeto aborda disciplinas como:
Leia Mais ∎
- Saúde
- Educação
- Segurança
- Ética e cidadania
- Direitos humanos
- Regimentos internos
- Constituições Estadual e Federal
Diferentemente de propostas que visam formar futuros políticos, a Escola de Formação Política tem como objetivo principal preparar cidadãos conscientes, capacitados para entender e interagir com as instituições democráticas. O curso combina atividades práticas e teóricas, incluindo:
- Oficinas
- Palestras
- Simulações de sessões parlamentares
Essa abordagem multidisciplinar busca aproximar os jovens das instituições públicas e incentivá-los a se tornarem protagonistas de transformações sociais.
Projeto tem objetivo de formar novas lideranças na política
Voltado para estudantes do ensino médio, a Escola de Formação Política tem como missão promover uma educação crítica, participativa e plural , fomentando o engajamento da juventude capixaba. Além disso, o projeto incentiva a formação de lideranças comprometidas com o bem comum, preparando os jovens para atuar de forma efetiva na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Para o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), que ministrou a aula inaugural sobre gestão pública, o curso é técnico e isento de viés ideológico. Em sua fala para a revista Veja, ele reforçou:
“Não necessariamente os alunos irão seguir carreira política, mas necessariamente apreender sobre políticas públicas. Não tem ideologia. É conteúdo técnico”
Marcelo Santos
Presidente da ALES
Post Instagram:
O Serra Noticiário continua acompanhando a Assembleia Legislativa do ES e trará novas informações assim que possível.
