Jacaraípe se prepara para um fim de semana repleto de fé e cultura com as tradicionais descida, subida do navio e fincada do mastro em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. Os rituais integram o ciclo folclórico e religioso da Serra e fazem parte da programação da Festa de São Pedro, promovida na região.
Neste sábado (28), a partir das 15 horas, a tradicional descida do navio sai da Igreja São Pedro. Fiéis, devotos e festeiros seguirão em cortejo ao som da banda de congo Nossa Senhora da Conceição até o posto Shell, na avenida Abdo Saad, onde o navio será ornamentado.
Leia Mais ∎
As celebrações continuam no domingo (29), Dia de São Pedro e ponto alto da festa. A partir das 17 horas, os participantes se reúnem no pátio da paróquia para a subida do navio. O cortejo, acompanhado por bandas de congo e pela banda de música Estrela dos Artistas, seguirá até a avenida Abdo Saad para buscar o navio. Em seguida, todos retornam à igreja para a tradicional fincada do mastro, que simboliza o movimento do mar.
Segundo o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Anderson Madeira, manter vivas as manifestações culturais fortalece a identidade do município. “Viva a festa do povo, viva a cultura e o encontro de gerações”, afirmou.
A Associação das Bandas de Congo da Serra organiza os festejos com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SETUR) e da Equipe de Festeiros de São Pedro de Jacaraípe.
A programação da Festa de São Pedro segue até domingo (29) e inclui missas, procissões, barraquinhas, apresentações de quadrilha, shows e atrações para toda a família.
