A cidade da Serra registrou uma redução expressiva no número de homicídios no primeiro semestre de 2025, com queda de 36,8% em relação ao mesmo período de 2024. O total de assassinatos caiu de 57 para 36 entre janeiro e junho, conforme dados do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
O número inclui também os casos de feminicídio, que apresentaram redução: três mulheres foram assassinadas entre janeiro e junho de 2024, enquanto em 2025 apenas um caso foi registrado no mesmo período.
Leia Mais ∎
Essa redução é reflexo do trabalho integrado das forças de segurança pública, somado a cooperação entre a Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, Promotoria Criminal e da Justiça do município.
Investigações rápidas e denúncias robustas
A DHPP Serra vem se destacando pela identificação ágil dos autores de homicídios, retirando-os das ruas com provas robustas, fruto de investigações bem conduzidas e cooperação com outros órgãos de segurança.
Com base nesses inquéritos, o Ministério Público tem conseguido oferecer denúncias sólidas, que resultam em condenações com penas elevadas, fortalecendo a sensação de justiça e impunidade zero.
A Justiça da Serra, por sua vez, tem acompanhado de perto o rigor das apurações e garantido que, com as provas reunidas, os homicidas permaneçam presos durante os julgamentos. O elevado índice de condenações desses réus no Tribunal do Júri também tem contribuído para reduzir a sensação de impunidade na cidade.
Esses fatores, somados, podem estar entre os principais motivos da contínua redução nos índices de homicídio no município.
Segurança em números
A queda na Serra acompanha uma tendência estadual. O Espírito Santo registrou o menor número de homicídios em 29 anos no primeiro semestre de 2025: foram 382 mortes violentas, contra 436 em 2024, o que representa uma redução de 12,4% no estado.
Na Serra, a redução em 2025 é a maior dos últimos anos e demonstra o impacto positivo da atuação coordenada entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público e Poder Judiciário.
