Na tarde desta sexta-feira (25), um homem morreu após ser baleado durante um confronto com policiais militares da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES) no bairro São Marcos II, na Serra. A troca de tiros ocorreu por volta das 15h56, durante uma operação motivada por denúncias anônimas sobre tráfico de drogas e presença de homens armados em uma área de mata na região.
Segundo a Polícia Militar, o homem chegou a ser socorrido com vida à UPA de Serra-sede, mas morreu durante o atendimento médico. Ele foi identificado como Luiz Guilherme dos Santos Schimit Berger, de 23 anos, morador do bairro onde ocorreu o confronto.
Leia Mais ∎
O Serra Noticiário teve acesso a imagens gravadas por moradores da região de São Marcos II, que mostram parte da movimentação policial durante após o confronto e socorro do suspeito baleado.
Vídeo Youtube SN:
Ocorrência tem início após denúncia anônima
De acordo com o relatório obtido pelo Serra Noticiário, a operação teve início após o recebimento de denúncias feitas ao Disque-Denúncia 181, que indicavam atividades ligadas ao tráfico de entorpecentes e presença de armamento pesado na região de São Marcos.
As denúncias apontavam que suspeitos que seriam ligados à facção criminosa PCV (Primeiro Comando de Vitória). Um dos denunciados estaria utilizando uma motocicleta vermelha, portando uma submetralhadora de fabricação artesanal e monitorado por tornozeleira eletrônica.
Com base nessas informações, a Força Tática do 6º BPM, utilizando quatro viaturas, deslocou-se para a Rua Cedro, em São Marcos II, e iniciou patrulhamento a pé em formação tática, avançando para uma área de mata nas proximidades de uma antiga fábrica de plástico desativada.
Grupo armado troca tiros com equipe da Força Tática
Durante o avanço, os militares relataram ter visualizado cinco indivíduos armados com diferentes tipos de armamento. Foi dada voz de abordagem com a identificação verbal da PM, momento em que, segundo o relatório, os indivíduos responderam com disparos de arma de fogo contra os militares.
A guarnição, já em formação e utilizando técnicas de patrulhamento, revidou à agressão. O intenso tiroteio ocorreu em área de vegetação densa.
Suspeito foi socorrido com vida, mas morreu na UPA de Serra-sede
Após cessado o confronto e varrida a área de vegetação, os militares encontraram, a aproximadamente 30 metros do ponto inicial do tiroteio, um homem caído ao solo, vestindo camisa branca, compatível com um dos suspeitos visualizados no início da ação. Ao lado dele, os policiais apreenderam um revólver calibre .38, marca Taurus, contendo cinco munições deflagradas e uma picotada (não deflagrada). No bolso do suspeito foram encontrados R$ 20 em espécie.
O homem ainda apresentava sinais vitais, falando que estava com dor, respiração e pulso. Diante disso, os próprios militares realizaram o socorro, conduzindo a vítima até a UPA de Serra-sede. Durante o atendimento, no entanto, o suspeito não resistiu e teve o óbito confirmado.
K-9 encontrou os flagrantes
Durante a varredura complementar da área de mata, a equipe K-9 localizou e apreendeu diversos materiais ilícitos:
- Dois carregadores alongados de metralhadora de fabricação artesanal
- 31 munições calibre .380
- 11 buchas de maconha (aproximadamente 39 gramas)
- 24 pinos de cocaína (36 gramas)
- 6 papelotes de cocaína (2 gramas)
- 8 unidades de PAC (3 gramas)
Nenhum registro de feridos
Até o encerramento da ocorrência, a identidade do homem morto não havia sido oficialmente confirmada. Segundo o boletim da Polícia Militar, nenhum PM ou outro ferido oriundo do confronto deu entrada nas unidades de saúde da região, e os demais indivíduos que fugiram pela mata não foram localizados.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso em busca de novas informações.
