Na madrugada desta quinta-feira (01), um intenso confronto entre traficantes e equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES) mobilizou diversas equipes no bairro José de Anchieta II, no município da Serra. A ação ocorreu por volta da 1h, durante patrulhamento reforçado na região, devido início da guerra entre facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas na região.
De acordo com as equipes da Polícia Militar, durante o patrulhamento pela rua São Salvador, esquina com a rua Sergipe, uma guarnição presenciou uma troca de tiros entre grupos criminosos.
Leia Mais ∎
Em seguida, um veículo modelo GM Celta, de cor vermelha, chegou ao local sem que os ocupantes percebessem a presença dos militares. Três indivíduos armados desceram do carro e começaram a atirar contra um grupo rival reunido em uma praça nas proximidades, intensificando o confronto.
Troca de tiros com a PM
Neste momento, a equipe se identificou, tentando encerrar o confronto. No entanto, os militares foram atacados pelos traficantes, que dispararam contra eles. Diante da agressão, os policiais revidaram, iniciando um intenso tiroteio. Além dos atiradores que desembarcaram do carro, integrantes do grupo que estavam na praça também abriram fogo contra a guarnição e contra o Celta.
Pedido de reforços
Atacados pelos dois grupos rivais e diante da gravidade da situação, os militares solicitaram apoio imediato via rádio. A primeira equipe de reforço a chegar também foi recebida a tiros, obrigando os policiais a revidarem. Após a chegada do reforço, os criminosos fugiram em direção a uma área de mata. As buscas continuaram com cerco e bloqueio nas imediações.
Bloqueios da Polícia Militar
Ainda de acordo com os militares, cerca de cinco quarteirões adiante, o Celta utilizado pelos atiradores foi localizado circulando nas proximidades da sede da companhia do 6º Batalhão da PM. Uma equipe conseguiu abordar o veículo, onde estavam dois indivíduos. Segundo informações, um terceiro suspeito teria descido do automóvel momentos antes da abordagem, carregando as armas utilizadas.
Durante a revista no carro, os policiais encontraram um carregador de pistola compatível com os calibres usados no confronto, além de quatro celulares e duas munições de calibre 12 intactas.

Os dois suspeitos foram detidos e conduzidos à Delegacia Regional da Serra, juntamente com o material apreendido. Um dos detidos apresentava escoriações, supostamente ocorridas durante a fuga, mas recusou o atendimento médico oferecido pela equipe. O veículo utilizado pela dupla foi apreendido e levado para o pátio da Polícia Civil (PCES).
Passagens pela Justiça
Conforme as informações do boletim de ocorrência, os dois detidos são conhecidos da Polícia Militar, sendo que um deles é apontado como chefe do tráfico de drogas no bairro José de Anchieta. Ambos têm passagens pela Justiça: o indivíduo identificado como líder do tráfico responde por crimes de roubo, tráfico e confronto com agentes de segurança do Estado; o outro já foi detido por tráfico de drogas.
Buscas na região do tiroteio
Após a detenção dos dois suspeitos, com apoio de outras viaturas e cães farejadores, os militares retornaram à área do confronto e localizaram diversas cápsulas de calibre .40, além de quatro munições de calibre 12, sendo uma deflagrada e três picotadas. Todo o material foi recolhido e entregue à delegacia.
Guerra do tráfico
No mesmo dia, uma equipe da Força Tática realizou a apreensão de armas na região. Durante a ação, foram apreendidas uma pistola Taurus calibre 380 com carregador sobressalente, 30 munições do mesmo calibre e duas metralhadoras caseiras calibre 38.
Informações de inteligência da Polícia Militar apontam que os bairros José de Anchieta I e III estão em confronto direto com criminosos do bairro José de Anchieta II, o que tem motivado uma série de ações violentas, incluindo toques de recolher impostos pelos traficantes.
Gosta de acompanhar as ações das forças de segurança da Serra no combate ao crime? Acesse o site do Serra Noticiário e siga nossas redes sociais. Lá você encontra as últimas notícias sobre tretas e muito mais.
