O Vitória entrou para a história ao conquistar o pentacampeonato da Copa Espírito Santo na noite deste domingo, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O Alvianil derrotou o Porto Vitória por 3 a 1 no jogo único da final e levantou, pela quinta vez, a taça de campeão do torneio. Com isso, o time de Bento Ferreira ultrapassou o Real Noroeste e se tornou, de forma isolada, o maior campeão da competição. Os gols do título foram marcados por Carlos Vitor, Pepeu e Thiago Ramos.
Vitória dominou a partida desde o início
O Vitória começou imprimindo uma pressão intensa, buscando o gol desde os primeiros minutos. Aos 4 minutos, Carlos Vitor abriu o placar, colocando o Alvianil em vantagem.
Leia Mais ∎
O time seguiu superior e criou mais chances claras de ampliar. Aos 34 minutos, Tony Ribeiro finalizou rasteiro, mas o goleiro Aydhan, do Porto Vitória, fez uma defesa espetacular para evitar o segundo gol. Nos acréscimos, Magatão desperdiçou uma oportunidade incrível em um lance de três contra um, chutando para fora.
Porto Vitória reagiu, mas viu o Vitória ampliar o placar
O Porto Vitória voltou do intervalo com outra postura e partiu para cima em busca do empate. Aos 10 minutos, após um cruzamento rasteiro de Willians Santana, o centroavante Rossetto recebeu dentro da área e bateu firme para empatar o jogo: 1 a 1.
No entanto, a resposta do Vitória-ES foi rápida. Logo na sequência, aos 12 minutos, Foguete cruzou pela direita, a zaga do Porto tentou cortar, mas a bola desviou em Pepeu e entrou: 2 a 1 para o Alvianil.
Já nos minutos finais, o Vitória sacramentou a vitória com Thiago Ramos, que marcou o terceiro gol, garantindo o título incontestável.
Vitória garante vaga na série D do Brasileirão
Sendo assim, além do título estadual, o Vitória garantiu o direito de retornar ao cenário nacional em 2026, quando disputará a Série D do Campeonato Brasileiro. Esta será a quarta vez na história que o Alvianil participará da competição nacional.
Vídeo Instagram:
Fim de temporada e planos para 2026
Com o encerramento da Copa Espírito Santo, a temporada chegou ao fim para o Vitória e o Porto Vitória. Ambos os times entrarão em recesso e devem retomar as atividades apenas em meados de dezembro, iniciando a preparação para a próxima temporada.
Em 2026, o calendário do Vitória incluirá o Campeonato Capixaba, a Série D do Brasileirão e a Copa Espírito Santo. Já o Porto Vitória disputará o Campeonato Capixaba, a Copa do Brasil e a Copa Espírito Santo.
O Serra Noticiário cintinua acompanhando o futebol capixaba de perto e tra´ra novas informações assim que possível.
