O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), deputado Marcelo Santos (União), foi um dos palestrantes do Fórum Metropolitano de Lideranças, realizado no dia 2 de agosto de 2025, no Hub ES+, localizado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
O evento, organizado por lideranças comunitárias, reuniu representantes de bairros da Grande Vitória para discutir o fortalecimento da participação popular e o papel das comunidades no cenário político.
Leia Mais ∎
Marcelo Santos fala em diálogo e superação da polarização
Em sua fala, Marcelo Santos destacou a necessidade de superar a polarização partidária e recolocar a população no centro das decisões políticas. Ele afirmou que a política não pode ser guiada apenas por ideologias extremas, mas por soluções que atendam o interesse coletivo.
Reeleição unânime como exemplo de unidade
O deputado citou sua reeleição como presidente da ALES por unanimidade — com votos de parlamentares da extrema-direita à extrema-esquerda — como exemplo de que o consenso é possível, mesmo em um ambiente politicamente dividido. “Sempre respeitei a opinião do outro”, disse o parlamentar.
Valorização das lideranças comunitárias
Marcelo Santos exaltou o trabalho de líderes comunitários e presidentes de associações, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na transformação dos bairros.
“Prestigio muito o líder popular, o presidente de associação. Eu prestigio muito essas instituições, organizações que têm o papel que na maioria das vezes nós mesmos, líderes comunitários, líderes populares, não enxergamos nossa missão, nem o tamanho e a importância dela”
Marcelo Santos
Presidente da ALES
Além disso, o presidente da ALES também fez uma crítica direta a quem se elege como representante comunitário e depois se submete a interesses políticos partidários.
Alerta sobre os riscos da radicalização política
O presidente da ALES comparou a atual crise política a uma “panela de pressão prestes a estourar”. Segundo ele, os extremos políticos não serão os mais afetados pelas consequências da radicalização — quem pagará o preço serão os moradores das periferias, com perda de direitos, serviços e oportunidades.
“Os extremos? Não! Você, cidadão, lá da ponta, morador do bairro que precisa de investimento em infraestrutura”.
Marcelo Santos
Fórum foi iniciativa de lideranças comunitárias
O Fórum Metropolitano de Lideranças foi idealizado por três líderes de bairros da região:
- Fernandão Oliveira (Comdusa)
- Drica Monteiro (Grande Vitória)
- José Antônio Gomes (Jesus de Nazaré)
O objetivo do evento foi reduzir o extremismo político, resgatar a essência da liderança comunitária e colocar o interesse da comunidade acima de ideologias.
O fórum contou também com a presença de vereadores que começaram suas trajetórias no ativismo comunitário, entre eles:
- Bruno Malias (PSB) – Jardim Camburi
- Mara Maroca (PP) – São José
- Pedro Trés (PSB) – Jardim da Penha
Sua presença reforçou a importância da ligação entre a política institucional e as demandas locais.
Post Instagram:
O Serra Noticiário continua acompanhando as atividades da ALES de perto e trará novas informações assim que possível.
