Na madrugada desta segunda-feira (04), uma ocorrência de patrulhamento da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) terminou em perseguição, confronto e duas detenções no bairro Novo Horizonte, no município da Serra. Durante a ação, duas pessoas ficaram feridas, sendo que uma delas foi detida por desacato e posse de entorpecentes.
De acordo com os militares que participaram da ação, a ocorrência teve início por volta de 1h50, quando a equipe realizava patrulhamento pela rua Pássaro Preto, uma área conhecida pelo intenso tráfico de drogas.
Leia Mais ∎
Perseguição frenética
Os policiais identificaram três indivíduos em atitude suspeita nas proximidades de um supermercado. Segundo a PM, os suspeitos, já conhecidos por envolvimento com o crime, fugiram ao perceber a aproximação da viatura. Um deles, em uma motocicleta vermelha, escapou pela rua Mandarim. Os outros dois, que estavam de bicicleta, se dispersaram em direções opostas.
Durante a perseguição, um dos militares desembarcou e seguiu a pé atrás de um dos suspeitos, que correu em direção à rua Gaivota. Simultaneamente, outro policial militar acompanhou o segundo suspeito, que invadiu o quintal de uma residência. O morador do imóvel, assustado, afirmou que não conhecia o sujeito nem tinha ligação com o tráfico de drogas.
Abordagem interrompida
O suspeito foi localizado tentando fugir pelos fundos da casa, sendo rendido e levado para fora do imóvel. No entanto, durante a revista, a abordagem foi interrompida por três pessoas — duas mulheres e um homem — identificados como parentes de outros suspeitos envolvidos com o tráfico da região. Segundo a PM, eles puxaram o detido e facilitaram sua fuga.
Troca de tiros
Enquanto isso, o outro militar continuava perseguindo o outro suspeito, que durante a fuga teria casado uma arma de fogo. Diante do risco, o militar efetuou quatro disparos com sua pistola. Mesmo assim, o suspeito conseguiu escapar por uma área de mata.
Resistência à prisão e confronto
Diante da resistência e tumulto, a equipe solicitou reforço. Com a chegada de outras viaturas, os militares foram recebidos com pedradas por moradores da região. Em resposta, um dos policiais utilizou uma espingarda calibre 12, carregada com bala de borracha, e efetuou quatro disparos contra os agressores. Uma mulher foi atingida na perna esquerda e socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina.
Durante a ação, outro disparo de arma de fogo foi ouvido vindo do final da rua. Um suspeito armado foi avistado por um dos militares, que reagiu com um disparo. O homem fugiu por uma área de mata e não foi localizado.
Cúmplice
A mulher ferida foi identificada como uma das pessoas que haviam interferido na primeira tentativa de prisão. Cerca de 20 minutos depois, um sujeito ferido no tórax deu entrada na UPA, levado por populares. Ele estava acompanhado por uma mulher que passou a ofender verbalmente os policiais militares e foi detida por desacato. Com ela, foram encontrados três frascos de “loló” (substância entorpecente).
O sujeito ferido foi transferido ao Hospital Jayme dos Santos Neves, onde permanece internado sob escolta policial. A mulher, após receber alta, foi encaminhada à Delegacia Regional da Serra, junto com os materiais apreendidos.
Segundo o médico plantonista que atendeu o paciente com ferimento no tórax, não foi possível afirmar se o ferimento foi causado por munição menos letal (balas de borracha) ou por arma de fogo.
Apesar do confronto e dos ataques com pedras, nenhum policial militar ficou ferido. No entanto, uma das viaturas foi atingida por uma pedra e sofreu alguns danos.
