Na noite da última sexta-feira (08), equipes da Secretaria de Defesa Social da Serra (SEDES) autuaram quatro motociclistas por escapamento irregular em José de Anchieta. A ação integrou a Operação Escape Zero, que tem como objetivo reduzir a poluição sonora e aumentar a segurança no trânsito.
Durante a fiscalização, os agentes registraram 31 autos de infração de trânsito (AITs) e removeram cinco veículos, sendo quatro motocicletas e uma moto, devido a irregularidades encontradas. A operação contou com apoio do Departamento de Operação de Trânsito (DOT), da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra e teve a cooperação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF-ES).
Leia Mais ∎
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destacou que a fiscalização contra escapamentos adulterados é constante e busca proteger o bem-estar da população.
“É fundamental garantir um trânsito mais seguro e tranquilo para todos. A poluição sonora gerada por escapamentos irregulares não é apenas incômoda: ela afeta a saúde, causando estresse, perda auditiva e outros problemas”.
Gracimeri Gaviorno
Vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra
Os agentes baseiam as autuações no artigo 42 do Código Penal, que prevê punição para perturbação do sossego alheio. Nas últimas quatro edições da Operação Escape Zero – realizadas em 13 e 28 de junho, 24 de julho e 8 de agosto -, as equipes registraram mais de 12 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), lavraram 289 autos de infração de trânsito e removeram mais de 20 veículos.
A Operação Escape Zero é uma iniciativa integrada que visa promover segurança viária, respeito às leis e qualidade de vida para os moradores da Serra.
