Na madrugada deste sábado (16), uma ação contra eventos clandestinos realizada por equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES) e por agentes da SEDES da Prefeitura Municipal da Serra (PMS), no bairro José de Anchieta, terminou com a apreensão de duas armas de fogo e munições. Durante a operação, três indivíduos foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos, já que nenhum deles assumiu ser proprietário do armamento.
De acordo com os militares que participaram da ocorrência, por volta de 0h20 as equipes seguiam pela rua Carnaúba, no bairro José de Anchieta, acompanhando agentes da Prefeitura da Serra em deslocamento para fiscalizar uma denúncia de baile clandestino. Durante o trajeto, uma das viaturas avistou um veículo modelo Hyundai I30, de cor prata, em atitude suspeita. Um dos ocupantes, que estava no banco traseiro, abaixou-se na tentativa de se esconder, o que motivou a abordagem.
Leia Mais ∎
Arsenal encontrado no veículo
No carro estavam dois homens e uma mulher. Inicialmente, eles resistiram às ordens de desembarque e, ao saírem do veículo, se afastaram de forma suspeita. Os militares então iniciaram a revista pessoal, porém nada de ilícito foi encontrado com eles. No entanto, durante a busca no veículo, os militares localizaram uma espingarda calibre 12, carregada com cinco munições, e uma pistola calibre 9mm, municiada com 12 munições, além de um carregador tipo caracol sobressalente.

Ninguém quis assumir o flagrante
Ao serem questionados sobre a propriedade das armas, o motorista afirmou que conhecia o passageiro do banco traseiro, mas que não eram amigos, e que apenas lhe deu uma carona após ser abordado nas proximidades. Ele disse ainda que não percebeu o momento em que o indivíduo teria entrado no carro portando o armamento. A mulher que também estava no veículo confirmou a versão do motorista, mas não soube explicar como o passageiro conseguiu embarcar com as armas sem que notassem, fato que chamou atenção dos militares, já que a espingarda possui tamanho consideravelmente grande, tornando muito difícil escondê-la.
O ocupante do banco traseiro, por sua vez, negou a acusação, afirmou desconhecer o material e insistiu que não tinha ligação com as armas apreendidas. Os militares também registraram que o motorista e o passageiro do banco traseiro moravam em Balneário de Carapebus, em endereços próximos, o que chamou a atenção durante a ocorrência.
Além das armas, foram apreendidos quatro celulares. Três tiveram a propriedade assumida pelos detidos, enquanto o quarto, encontrado no banco traseiro, não foi reconhecido por nenhum deles.
Trio detido
Ainda conforme os militares, diante das contradições nos depoimentos e do fato de nenhum deles residir na região, todos foram conduzidos à delegacia. O passageiro suspeito de ser dono das armas recebeu voz de prisão e foi algemado porque demonstrou intenção de fugir.
Os militares encaminharam os três suspeitos para a Delegacia Regional da Serra, onde foram entregues junto com as armas e os celulares, que poderão passar por perícia.
Ataques na região de José de Anchieta
As equipes da PM acreditam que há indícios de que os detidos possam ter ligação com ataques armados recentes no bairro José de Anchieta. Durante essas ocorrências, os militares já haviam apreendido cápsulas de munições deflagradas e munições intactas, semelhantes às encontradas nas armas desta ação. Além disso, uma foto da espingarda apreendida nesta ocorrência já havia circulado em redes sociais nas mãos de criminosos da região. A arma, por ter cano de 33 centímetros, também foi classificada como de uso restrito.
Matéria relacionada:
- PM é acionada após tiroteio entre traficantes e prende dois suspeitos na Serra
- Vídeo: câmera flagra tiroteio frenético com ferido se arrastando no chão na Serra
