Na manhã desta terça-feira (19), a reportagem do Serra Noticiário recebeu vídeos que mostram o recolhimento de um cavalo por uma empresa terceirizada da Prefeitura da Serra (PMS). O caso aconteceu no bairro Jardim Tropical e terminou em tragédia: o animal morreu durante o procedimento.
Segundo vídeos gravados por moradores, o animal teria morrido devido à imprudência dos responsáveis pelo recolhimento. Mesmo percebendo que o animal realizava saltos bruscos, eles continuaram a forçá-lo a entrar na carroceria do caminhão, até que ele sofreu o acidente e morreu.
Leia Mais ∎
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) para buscar esclarecimentos sobre o caso. Em nota, a Secretaria de Serviços afirmou que o suposto dono do animal fez um movimento brusco durante o processo de recolhimento do animal, o que teria ocasionado a morte do cavalo.
Cavalo morre após tentativa de recolhimento forçado
A reportagem recebeu imagens e vídeos ainda na manhã desta terça feira. Segundo informações do próprio morador que registrou o caso, o cavalo morreu após uma tentativa de recolhimento no bairro Jardim Tropical, por parte da equipe da Prefeitura da Serra.
Nos vídeos, é possível ver o animal caído no chão, agonizando, e em outro, já sem vida, próximo a um caminhão com a logomarca da Prefeitura da Serra. Segundo a pessoa que registrou o fato, os funcionários tentaram embarcar o animal “na marra”, o que teria provocado a queda e o óbito.
“É meu amigo aí ó, tentaram botar o animal no carroço aqui, puxando na marra ó, cavalo virando mortal aqui ó, acho que matou hein, deu ruim aqui hein. Que doideira velho, Deus me livre. Carro da prefeitura ó, recolheu o cavalo, tá virando pra trás, virando pra trás. Eu acho que esse morreu. (sic)”
Ainda de acordo com os relatos do vídeo, os funcionários teriam tentado recolher o animal mais de uma vez, ocasionando seguidas quedas no cavalo, até que uma acabou sendo fatal.
“Cavalo tava bonzinho, bonzinho. Cavalo virou um “mortal” aqui oh, tentando puxar pra cima do reboque. Ele deu uns dez “mortal” aqui, o cavalo caía e não morria. Tentaram puxar de novo, aí agora foi “fio”. Morreu” (sic)
Confira abaixo os vídeos registrados pelos moradores sobre o caso e enviados ao Serra Noticiário.
Vídeo YouTube SN:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessa situação, ainda nesta terça-feira, reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra, buscando esclarecimentos sobre o caso. Em nota, questionamos:
- A Prefeitura da Serra está a par do ocorrido?
- O cavalo em questão de fato morreu no local?
- Quais medidas que o município pode tomar para evitar que cenas como essas se repitam no município.
Prefeitura responde: interferência de suposto proprietário teria causado acidente
Em nota, a Secretaria de Serviços da Serra informou que foi acionada para recolher quatro animais de grande porte soltos em área urbana. A equipe da empresa contratada iniciou o procedimento de forma regular e já havia recolhido três animais. Mas, no momento em que um funcionário tentava embarcar o quarto cavalo, uma pessoa que possivelmente seria o proprietário do animal tomou a corda das mãos do trabalhador, causando susto no animal. O cavalo teria feito um movimento brusco, caído e falecido no local.
Confira a nota da Prefeitura da Serra na íntegra:
“A Secretaria de Serviços informa que foi acionada para o recolhimento de quatro animais de grande porte em área urbana. Ao chegar ao local, a empresa contratada iniciou o procedimento normalmente. No momento em que um dos funcionários tentava embarcar o quarto animal, uma pessoa que possivelmente pode ser o proprietário do animal, tomou a corda do trabalhador, causando susto no animal e provocando um movimento brusco. Infelizmente, o animal sofreu uma queda, o que levou ao seu falecimento no local.
Diante da situação conflituosa que se seguiu, os funcionários se retiraram levando consigo os três animais já recolhidos. Em seguida, a Secretaria de Serviços, com apoio da Guarda Municipal, retornou ao local para realizar o recolhimento do animal falecido e garantir sua destinação conforme os protocolos legais de remoção de animais mortos. A ação foi concluída de forma rápida e segura, assegurando o cumprimento das normas sanitárias e de saúde pública.
A Secretaria lamenta profundamente o ocorrido e reforça o comprometimento com bem-estar animal e com a tranquilidade da coletividade. O serviço de recolhimento de animais vivos na Serra é realizado pela Prefeitura e pode ser solicitado através dos telefones (27) 3011-6909 (atende 24 horas) ou (27) 99923-4312 (WhatsApp). O serviço é gratuito e abrange animais de grande porte soltos em vias públicas.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
