Na última terça-feira (19), o Serra Noticiário trouxe um caso que chocou a população serrana, de um cavalo que morreu após uma tentativa de recolhimento no bairro José de Anchieta. Nas imagens divulgadas pelo SN, foi possível ver o cavalo antes do recolhimento e depois agonizando no chão, após sofrer um acidente na tentativa de embarcar no caminhão de transporte de animais da Prefeitura da Serra.
Na ocasião, a reportagem buscou esclarecimentos com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS). Em nota, a Secretaria de Serviços da Serra informou que no momento em que um funcionário tentava embarcar o quarto cavalo, uma pessoa que seria o proprietário do animal tomou a corda das mãos do trabalhador, causando susto no animal. O cavalo teria feito um movimento brusco, caído e falecido no local.
Leia Mais ∎
No entanto, o homem acusado de causar o acidente com o cavalo, conversou com a reportagem do SN e desmentiu as informações dadas pela Prefeitura da Serra.
Homem desmente versão apresentada pela Prefeitura da Serra
Na última quarta-feira (20), a reportagem do Serra Noticiário recebeu o relato de Diego Rodrigues, de 39 anos, comerciante do bairro José de Anchieta, que trabalha lavando carros ao lado do local onde um cavalo morreu durante tentativa de recolhimento pela Prefeitura da Serra, na terça-feira (19). Seu depoimento contradiz diretamente a versão oficial divulgada pela Secretaria de Serviços, que alegou que o animal teria se assustado com ele, que teria interferido no procedimento.
Diego afirma que não é proprietário do animal e estava apenas ajudando a equipe da Prefeitura, que enfrentava dificuldades para embarcar o cavalo no caminhão.
Homem confirma relato de que animal dando saltos “mortais”
O homem que registrou trechos em vídeo do caso do cavalo relatou que o animal vinha realizando diversos saltos “mortais” antes do acidente, sugerindo uma possível imprudência que teria resultado na fatalidade.
Sendo assim, Diego, ao ser questionado se, antes de ajudar os funcionários, o animal estava realizando diversos saltos “mortais”, ele confirmou que sim, corroborando a versão do morador que gravou o vídeo logo após a queda e denunciou que o cavalo havia feito vários saltos bruscos.
“Realmente, o cavalo, assim eu não contei contos mortais que ele deu não, mas ele pulou umas; 3, 4 a 5 vezes. Aí na hora que eu coloquei ele lá na negócio lá, ele pulou mais forte e se machucou.”
Homem afirma que funcionário causou acidente que matou o cavalo
Segundo Diego, ele conhece o proprietário do animal há mais de 15 anos e, ao perceber a situação, resolveu ajudar. Inclusive, Diego enviou para a nossa reportagem um vídeo onde ele aparece ao lado do cavalo, tentando o acalmar durante a tentativa de embarque.
“E esses cavalos, eles sempre vêm nesse pasto aqui e comem e tal. Aí, pela turbulência que os pessoal da prefeitura tava jogando nos outros, esse aí tava muito mais a risco. Eu acalmei ele, levo o cavalo pra lá e vou seguindo com o cavalo subindo pra cima do caminhão.“
Diego afirma que, o cavalo já havia subido com parte do corpo na rampa do veículo quando, um funcionário da empresa contratada pela prefeitura assustou o animal.
“Mas assim que o cavalo subiu a primeira parte do corpo, o cara assustou o cavalo, o cavalo pulou pra cima dele. Aí, nessa queda aí, o cavalo pesado quebrou o pescoço, eu não sei o motivo, né? Eu acredito que não quebrou o pescoço, mas deve ter estourado alguma coisa por dentro, porque eu não sou veterinário pra definir a morte do animal.”
“Estou sendo acusado injustamente”
Diego disse estar profundamente abalado com o ocorrido e com a repercussão nas redes sociais.
“Eu fiquei muito mal nisso, porque muita gente, como eu sou comerciante dentro do bairro de Anchieta, muita gente me perguntando, achando covardia e essas coisas sérias, né? Porque até atrapalha eu como comerciante aqui. Quem vai querer ir um cara que maltrata o cavalo? E eles jogaram como se eu fosse o proprietário”
Ele lamentou que tenha sido retratado como o proprietário do animal e que o cavalo tenha sido descrito como “solto em via pública”, quando, segundo ele, o animal sempre foi bem cuidado e mantido em uma baia, pelo proprietario.
Veja mais detalhes no vídeo gravado pelo próprio Diego Rodrigues, que tenta contestar a versão apresentada pelo município.
Vídeo YouTube SN:
Diego enviou para a nossa reportagem vídeos e fotos que mostravam o cavalo sendo alimentado em uma baia. Além de outras imagens onde o animal aparecia recebendo carinho de algumas pessoas e até sendo montado por uma criança. Assim, o Diego e o proprietário buscam comprovar que se tratava de um animal acolhido e bem cuidado.
Matérias relacionadas:
- Vídeo: cavalo morre durante tentativa de recolhimento pela Prefeitura da Serra
- Delegado investiga morte de cavalo durante recolhimento na Serra
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
