A atual gestão da Prefeitura Municipal da Serra passou por mais uma mudança em seu primeiro escalão. Desta vez, após oito meses no cargo, a secretária de Comunicação Social, Renata Salgueiro, pediu exoneração, conforme publicado no Diário Oficial do último dia 21. Para o lugar dela, o prefeito Weverson Meireles (PDT) nomeou Fabíola Zardini Ribeiro, que já ocupou a mesma função durante a gestão do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT).
O que chama a atenção é o silêncio da mídia local. Até agora, apenas o ES Brasil noticiou a saída e a nova nomeação, embora mudanças em cargos estratégicos como esse normalmente recebam destaque imediato dos grandes veículos de comunicação.
Leia Mais ∎
“Na minha trajetória de 22 anos no jornalismo, já estive à frente desta secretaria, no mandato do prefeito Sérgio Vidigal, mas sei que cada desafio é único. Retorno com disposição para colaborar da melhor forma possível e garantir uma comunicação clara, transparente e próxima da população do município”, disse Zardini ao portal ES Brasil.
“Assumo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra com alegria e gratidão ao prefeito Weverson Meireles pela confiança em me entregar esse desafio. A Serra é uma cidade acolhedora e cheia de potencial, e é uma honra poder contribuir com a gestão”, completou.
Nota da ex-secretária sobre seu pedido de exoneração:
“Venho comunicar meu pedido de exoneração do cargo de Secretária de Comunicação da Prefeitura da Serra, motivado por novas oportunidades profissionais que decidi abraçar neste momento da minha trajetória de 24 anos no jornalismo.
Agradeço ao prefeito Weverson Meireles pela confiança e pela oportunidade de integrar sua equipe de governo. Foi um período de grande aprendizado, de entregas, de crescimento e companheirismo, que muito contribuíram para minha vida pessoal e profissional.
Sigo agora para novos desafios na iniciativa privada, levando comigo toda a experiência e as relações construídas nesse período.”
Apuração de bastidor
A coluna Chico Prego conversou com aliados da gestão para entender o real motivo da troca na Comunicação do município. Segundo alguns desses aliados, a mudança estaria ligada ao desempenho da pasta, enquanto outros afirmaram que a troca teria partido da família Vidigal, que estaria buscando colocar pessoas estratégicas mais próximas ao atual prefeito.
Denúncia no Tribunal de Contas
Outro ponto curioso é o momento da troca. A alteração na pasta acontece logo após o Tribunal de Contas do Estado admitir a denúncia apresentada pelo deputado estadual Pablo Muribeca sobre a contratação de R$ 5 milhões em publicidade sem licitação. Tanto o prefeito quanto a então secretária haviam sido questionados pelo órgão sobre o caso — revelado em primeira mão pelo Serra Noticiário.
Dificuldade em obter informações com a Comunicação da Prefeitura da Serra
Durante a gestão de Sérgio Vidigal, o Serra Noticiário enfrentou longos períodos sem obter respostas oficiais, o que foi interpretado como uma forma de boicote. Que depois foi seguido por um processo movido pelo ex-prefeito com objetivo de retirar o jornal do ar.
Mais recentemente, na gestão de Renata Salgueiro, também houve dificuldades: quando o jornal noticiou em primeira mão o acidente de uma criança em uma creche, os outros veículos receberam notas oficiais rápidas, enquanto o Serra Noticiário precisou de uma semana para obter resposta.
Agora, com a volta de Fabíola Zardini à Secretaria de Comunicação, a expectativa é de que a pasta adote uma postura mais transparente e isonômica, respeitando a Lei de Acesso à Informação e garantindo tratamento igual a todos os veículos de imprensa.
Resta saber se o filme será repetido ou se a gestão dará um novo tom à comunicação com a sociedade.
Máterias relacionadas:
- Editorial: Gestão do prefeito Sergio Vidigal ignora Lei de Acesso à Informação
- Prefeito Sergio Vidigal quer retirar do ar o jornal Serra Noticiário
