A capital do Espírito Santo, Vitória, alcançou o 2º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado é o melhor da história da cidade desde a criação do ranking, em 2020, e representa uma ascensão significativa: no ano passado, Vitória estava em 3º lugar. Apesar da boa colocação da capital, o município da Serra acabou ficando na 147° colocação.
Apenas 0,15 ponto separa a capital capixaba do 1º colocado, Florianópolis (SC), que obteve 62,47 contra 62,32 de Vitória. Já São Paulo, que liderava em 2024, caiu para a 3ª posição, com 61,47 pontos.
Leia Mais ∎
Vitória é destaque em saúde, educação e gestão pública
Assim, o desempenho de Vitória foi impulsionado por avanços expressivos em vários pilares:
- Acesso à Saúde: subiu 18 posições, agora em 4º lugar, com destaque para cobertura vacinal e atendimento pré-natal.
- Qualidade da Saúde: alcançou a 1ª colocação nacional em Mortalidade Materna, com zero mortes a cada 10 mil mulheres.
- Funcionamento da Máquina Pública: ficou em 4º lugar, reconhecida pela qualidade da informação contábil e fiscal e pela agilidade na abertura de empresas.
- Capital Humano: 3ª posição, graças à qualificação da mão de obra.
- Qualidade da Educação: registrou um salto de 18 posições, refletindo melhorias no ensino.
Município ainda enfrenta dificuldades na segurança pública
Apesar dos avanços, o pilar de Segurança Pública continua sendo o maior desafio para a capital. Vitória ocupa a 374ª colocação no ranking, o pior resultado entre todos os pilares avaliados. Embora tenha avançado três posições em relação a 2024, a situação ainda é considerada crítica.
Desempenho de outros municípios do ES no ranking
Embora a capital do ES tenha obtido um desempenho destaque, o mesmo não aconteceu com os demais municípios com mais de 80 mil habitantes não tiveram o mesmo sucesso. Isso porque, logo atrás de Vitória, o município mais bem colocado foi Cachoeiro do Itapemirim, na 93° colocação. Confira o ranking entre municípios capixabas:
- Vitória – 2° (colocação no ranking CLP)
- Cachoeiro de Itapemirim – 93°
- Vila Velha – 111°
- Colatina – 140°
- Serra – 147°
- Aracruz – 152°
- Guarapari – 196°
- Cariacica – 215°
- Linhares – 238°
- São Mateus – 248°
Metodologia e alcance do ranking CLP
O ranking do CLP está em sua 6ª edição e avalia 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. A análise é baseada em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos:
- Sustentabilidade Fiscal
- Funcionamento da Máquina Pública
- Acesso e Qualidade em Saúde e Educação
- Segurança
- Saneamento
- Meio Ambiente
- Inserção Econômica
- Inovação e Dinamismo Econômico
- Capital Humano
- Telecomunicações
Autoridades destacam conquistas e desafios da capital
Carla Marinho, presidente do CLP, afirmou que os bons resultados em saúde e educação foram fundamentais para a ascensão de Vitória, mas ressaltou que a segurança pública permanece como um desafio estrutural.
Já Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, destacou que o ranking serve como ferramenta estratégica para orientar gestores públicos:
“Um município é competitivo quando suas políticas públicas transformam a vida das pessoas. O ranking revela, com base em dados públicos, quais cidades mais avançam em economia, gestão, segurança, saúde, saneamento, meio ambiente, inovação e telecomunicações. É uma plataforma importante para os prefeitos saberem o que funciona e o que precisa melhorar”
Tadeu Barros
Presidente do CLP
O Serra Noticiário continua acompanhando as principais notícias do ES e trará atualizações assim que possível.
