Nesta quinta-feira (28), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) a autorização de um novo concurso público para a Polícia Militar do Estado (PMES). A seleção ofertará 1.000 vagas para soldados, com o objetivo de recompor o efetivo e fortalecer a segurança pública no Estado.
O anúncio foi feito durante a solenidade de início do Estágio Profissional Supervisionado (EPS), que envolve 991 alunos soldados da segunda turma convocada no último concurso, realizado em 2022.
Leia Mais ∎
Os 991 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) já estão atuando em policiamento ostensivo nas ruas da Grande Vitória, a pé e em viaturas motorizadas. O estágio tem duração de 360 horas e segue até 2 de novembro de 2025. Após sua conclusão, os novos soldados serão formados e ingressarão oficialmente na corporação.
Concurso busca reforçar policiamento na Grande Vitória
Paralelamente, será iniciada a nova turma de 650 alunos, que dará continuidade ao processo de renovação e ampliação do efetivo da PMES. Sendo assim, a expectativa de um novo concurso com 1000 vagas e trazer ainda mais um reforço policial na região da Grande Vitória.

Governador destacou queda no número de homicídios no ES
Durante o evento, o governador Renato Casagrande destacou os avanços na segurança pública no ES, com destaque para a queda no número de homicídios:
“Hoje estamos iniciando o estágio supervisionado de quase mil novos policiais militares que vão para as ruas para fortalecer o combate à criminalidade. Quando assumi o Governo pela primeira vez, em 2011, o Espírito Santo registrava mais de dois mil homicídios por ano e no ano passado fechamos com 852. É um trabalho constante de investimento, mas principalmente de valorização profissional e recomposição do efetivo. Em novembro essa turma se forma e outra nova inicia com outros 650 alunos. E estamos autorizando mais mil vagas para o próximo concurso. É a maior reestruturação da história da Polícia Militar do Espírito Santo”
Renato Casagrande
Governador do ES

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ressaltou o compromisso com o endurecimento contra a criminalidade. Já o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, enfatizou a importância da recomposição do efetivo e da valorização humana dos servidores.

Remuneração e benefícios
O subsídio inicial para soldado da PMES é de R$ 5.282,90, valor que pode ser acrescido de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e outras gratificações.
Último concurso teve mais de 33 mil inscritos
O último concurso da PMES, realizado em 2022, também ofertou 1.000 vagas e contou com mais de 33 mil inscritos, o que indica uma concorrência média de 33 candidatos por vaga. A expectativa é de que o novo edital atraia número semelhante ou maior de participantes.
O Serra Noticiário continua acompanhando o processo seletivo do novo concurso da PMES e trará atualizações assim que possível.
