O caso do recém-nascido José, que sofreu queimaduras graves no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Jayme Santos Neves, na Serra, ganhou um novo desdobramento, após a mãe do bebê afirmar que que ele precisará passar por uma cirurgia de enxerto de pele no pé esquerdo.
O acidente ocorreu logo após o nascimento de José, no último dia 19 de agosto, quando uma técnica de enfermagem aqueceu algodão dentro da incubadora e o colocou dentro da meia do bebê. O material pegou fogo, causando queimaduras profundas no pé.
Leia Mais ∎
Enxerto é necessário, mas sem data marcada
Segundo a mãe do bebê, ela ouviu do cirurgião que vem realizando os curativos do recém-nascido, que o enxerto é o próximo passo no tratamento, mas ainda não tem data definida. A princípio, isso se deve ao fato de a lesão ser profunda e não apresenta sinais de regeneração natural da pele, o que exige uma avaliação cuidadosa para garantir as condições ideais para o procedimento.
José foi transferido para o Hospital Infantil de Vitória, onde está internado na UTI Neonatal (UTIN), sob constante monitoramento e realizando curativos diários.
Mãe relata fé e força diante da dor
A mãe do bebê, Sara Peisino, tem compartilhado o processo de recuperaão do bebê José nas redes sociais. Sara revelou que, em circunstâncias normais, seu filho já estaria em casa. Apesar da dor, ela acredita que há um propósito maior para o que estão vivendo.
Erro grave com repercussão institucional
O procedimento utilizado pela técnica de enfermagem — aquecer algodão na incubadora — não faz parte dos protocolos de Enfermagem, segundo nota emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES).
O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que instaurou procedimento para apurar responsabilidades e as falhas no protocolo de cuidados neonatais.
Vídeo Instagram SN:
Matérias relacionadas:
- Casal denuncia que bebê recém-nascido teve o pé queimado em hospital na Serra
- MPES abre investigação para apurar caso de bebê que teve o pé queimado em Hospital na Serra
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
