Na quarta-feira (10), às 18h30, o repórter Wal Júnior, do Serra Noticiário, acompanhou um amistoso emocionante no bairro Novo Horizonte, reunindo crianças e pré-adolescentes do Projeto Novo Horizontino. Há 38 anos, a iniciativa usa o futebol como ferramenta de inclusão social, formação de cidadãos e combate à vulnerabilidade.
O jogo foi marcado pela alegria, disciplina e senso de comunidade. Atualmente, o projeto atende cerca de 120 crianças da região, oferecendo não apenas treinos esportivos, mas também valores, orientação e esperança de um futuro melhor. Diversos talentos revelados pelo Novo Horizontino já seguiram carreira profissional, provando que investir na infância gera resultados reais.
Leia Mais ∎
Projeto reúne crianças por meio do futebol na Serra
Enquanto muitos jovens são atraídos pelas ruas, o Novo Horizontino oferece um caminho alternativo.
“Esse projeto é muito bom. É um projeto que a gente colabora. As crianças têm uma ocupação. As mães podem mandar para cá despreocupadas. Os treinadores, quando começam, colocam no grupo. Quando terminam, colocam no grupo também. Está fazendo muito bem, principalmente para o meu filho. Ele queria, queria, queria e eu acabei colocando ele. Não me arrependo.”
Kenia Trindade
Mãe de aluno
Mas, para continuar existindo, o projeto precisa de ajuda. Todos os envolvidos — entre eles treinadores, coordenadores e a presidente — atuam de forma voluntária e não recebem remuneração.
Projeto social faz apelo por solidariedade na Serra
Em entrevista durante o evento, Ludmyla Wone, presidente do projeto e mãe de um dos participantes, fez um apelo emocionado à sociedade:
Estou aqui com meu filho. Quando eu vim para o projeto, eu vim através do meu filho. Ele pediu para jogar. E aí eu tive o convite de ser presidente e hoje eu vim aqui para buscar parceria. Nós estamos querendo fazer a Festa do Dia das Crianças e nós não temos patrocínio. Não temos ajuda. Os ajudantes aqui são os pais, as mães. Nós, do projeto, somos voluntários e não recebemos nada por isso. Fazemos tudo por amor, por carinho. Isso aqui é feito com o esforço dos pais e dos voluntários, que são os treinadores.”
Ludmyla Wone
Presidente do projeto
Seu filho, João Pedro, completou:
“Sou filho da Ludymila, presidente do clube Novo Horizontino. A gente está precisando de uma ajuda no patrocínio. Como minha mãe disse, a gente faz tudo aqui, mas não recebe nada. É um clube que aconselha todas as crianças que jogam. A gente precisa muito de ajuda e qualquer patrocínio será muito bom para nós.”
João Pedro
Aluno do projeto
Vídeo Instagram SN:
Festa do Dia das Crianças: um sonho coletivo
No próximo dia 19 de outubro, o projeto planeja realizar uma grande Festa do Dia das Crianças, com brinquedos, doces, brindes e até um pula-pula. Para isso, busca doações e parcerias com empresas, comerciantes e pessoas solidárias.
Os organizadores destacam que qualquer contribuição faz diferença:
- Brinquedos e guloseimas
- Kits de higiene ou escolares
- Brindes promocionais
- Locação de estrutura (como pula-pula)
- Apoio financeiro
Como ajudar o Projeto Novorizontino
Para aqueles que tiverem interesse em ajudar o projeto, basta entrar em contato com o perfil oficial do projeto no Instagram: Projeto Novo Horizontino, ou diretamente com a presidente do projeto: Ludymila Wone.
O Serra Noticiário continua acompanhando o projeto social de perto e trará atualizações assim que possível.
