Segundo o líder comunitário do bairro Eurico Salles, as árvores estão sendo envenenadas
Mais uma árvore tombada no bairro Eurico Salles na Serra, dessa vez atingiu um ônibus que estava estacionado embaixo da árvore causando prejuízos ao dono do veículo, não havia nenhum pedestre circulando no momento, o que evitou que houvesse vítimas, mas o risco foi grande. Já é o terceiro caso de árvores mortas que estão caindo e causando danos a veículos, além disso colocando em risco a população que circula pelo bairro.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Na última semana publicamos uma reportagem sobre uma árvore morta que caiu em cima de um carro no bairro, o fato ocorreu no domingo, 26, três dias após esse acidente, outra árvore morta tombou, e segundo um morador local, que preferiu não ser identificado, uma outra árvore já teria sido removida a pouco tempo antes, na mesma situação, com as raízes comprometidas e bastou um vento para derrubá-la.
Haviam suspeitas de que as árvores foram envenenadas intencionalmente, e que haveria uma investigação sobre o caso. Durante a produção desta publicação, Fabio Santana, o líder comunitário do bairro afirmou que, “por solicitação da Associação dos Moradores do Bairro Eurico Salles, a prefeitura da Serra por meio da Secretaria de Serviço Iniciou a poda de algumas árvores em caráter emergencial”.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Em publicação através de suas redes, Fábio disse ainda, “o mais triste e revoltante desta situação é que diversas árvores em nossa comunidade estão sendo envenenadas colocando em risco as pessoas e a Defesa civil já constataram o crime ao comparecer no local”. Com isso confirmando as suspeitas de que as árvores estavam sendo envenenadas causando a queda delas e colocando em risco a população.
A prefeitura já estava realizando a poda de algumas árvores e esteve no local no dia seguinte a queda dessa última árvore para podar o restante dos galhos e do tronco e limpar a rua, porém a população continua receosa de que outras árvores possam estar envenenadas e venham sofrer quedas causando prejuízos financeiros e podendo até mesmo deixar vítimas. O ato é configurado como crime ambiental e quem for flagrado será punido. De acordo com a Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, é crime “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”.
A Fiscalização Ambiental da Serra informa que quando o autor é identificado ele é multado. O valor da multa para pessoa física é de R$ 500 e para pessoa jurídica R$ 2 mil. Os moradores que quiserem denunciar devem acionar a equipe pelo telefone (27) 99951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato das 8 às 0h. Já na segunda-feira, das 8 às 17 horas.