O Dia do Professor começou movimentado na Serra. Nesta quarta-feira (15), por volta das 8h da manhã, o prefeito Weverson Meireles (PDT) publicou um vídeo nas redes sociais anunciando a convocação de 701 candidatos excedentes do concurso público da Educação. O anúncio, feito com tom de celebração, ocorreu cerca de uma hora antes de uma manifestação programada para as 9h, em frente à sede da Prefeitura, onde professores e candidatos cobrariam justamente essa convocação.
Desde a noite anterior, informações sobre o protesto já circulavam em grupos. O vídeo, portanto, acabou sendo interpretado por parte da categoria como uma resposta de última hora à pressão. Até o momento do anúncio, o Diário Oficial do município ainda não havia publicado a convocação, o que reforçou a leitura de improviso.
Leia Mais ∎
Ampliação das vagas
De acordo com a Prefeitura, dos 701 convocados, 88 preencherão as vagas originais — que somavam 895 cargos — já que nem todos os chamados anteriormente assumiram suas funções. As outras 613 vagas são novas, o que representa um aumento de 61% no total de oportunidades oferecidas pela Secretaria de Educação.
A gestão afirmou que a medida “representa mais um avanço para a educação do município, após a convocação de 100% dos aprovados dentro do número de vagas inicialmente ofertadas no certame”.
Publicação do prefeito uma hora antes do protesto
A escolha do Dia do Professor para o anúncio deu um tom simbólico à publicação do prefeito, que acompanhou o vídeo com uma legenda exaltando o papel dos educadores:
Entre o gesto e a pressão
O anúncio foi recebido com entusiasmo por parte dos convocados, mas também com desconfiança por alguns, que apontaram a proximidade do horário com o protesto e a falta de publicação oficial imediata.
Mesmo assim, a medida representa um reforço significativo no quadro de profissionais da Educação e deve impactar diretamente o funcionamento das escolas municipais.
