Na manhã desta quarta-feira (15), o vereador Agente Dias (Rep) desmontou uma estrutura improvisada que, segundo ele, era usada por traficantes como ponto de apoio em uma praça pública no bairro Solar de Anchieta, na Serra.
O parlamentar, que também é agente da Guarda Civil Municipal, afirmou que recebeu diversas denúncias de moradores relatando o uso do local por criminosos. A construção, feita com madeira e telhas, havia sido erguida próximo à praça e estaria servindo de abrigo contra o sol e a chuva para pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.
Leia Mais ∎

Ao chegar ao ponto denunciado, o vereador encontrou a estrutura coberta e um sofá velho no interior do abrigo. Durante a demolição, ele localizou um envelope com pedras de crack, que foram recolhidas e posteriormente entregues à Delegacia Regional da Serra, onde o caso foi registrado.
Após desmontar o abrigo, o parlamentar acionou um caminhão para realizar a remoção dos entulhos até o ponto de coleta municipal.
Em declaração ao Serra Noticiário, o vereador afirmou ter tomado a iniciativa “por indignação e omissão do poder público”.
“Ali é uma praça no bairro Solar de Anchieta e construíram uma estrutura de telha, colocaram um sofá. É um ponto de tráfico de drogas, onde os traficantes tomaram a praça, impedindo os moradores e as crianças de usarem. Essa estrutura está ali há quase um ano, e nada da prefeitura tirar. Cheguei ao meu limite, fui lá e arranquei tudo”, disse.
O vereador reforçou que a ação teve o objetivo de chamar a atenção da Prefeitura Municipal da Serra (PMS) e da Secretaria de Serviços, pedindo mais atuação do poder público em locais tomados pelo tráfico.
“A minha intenção foi limpar tudo e mostrar que ações como essa precisam ser feitas pelo poder público, com apoio da Guarda Municipal, para garantir segurança nesses pontos criticos. Aquela praça precisa ser resgatada para a comunidade. Os muros estão pichados com apologia ao crime, é impossível os moradores usarem o local do jeito que está”, completou.
Vídeo Instagram:
Tentativa de contato com a Prefeitura da Serra
A reportagem do Serra Noticiário procurou a Prefeitura da Serra em busca de esclarecimentos, diante da declaração do vereador e da ampla repercussão do caso nas redes sociais.
Foram encaminhadas as seguintes perguntas à administração municipal:
- A Prefeitura tinha conhecimento da existência da estrutura na praça do bairro Solar de Anchieta?
- Por que a remoção não foi realizada anteriormente, conforme alegado pelo vereador?
- Há alguma medida prevista para revitalizar o espaço e reforçar a segurança na praça e em outros pontos com ocupações irregulares no município?
Até o momento da publicação, a Prefeitura da Serra não retornou o contato sobre a ação do vereador, nem sobre a situação da praça, optando pelo silêncio.
