No último domingo (19), câmeras de segurança flagraram o momento em que um motorista abandonou um cachorro às margens da BR-101, na altura do bairro José de Anchieta, no município da Serra. Neste ano, o estado do Espírito Santo tem registrado aumento nos casos de maus-tratos contra animais em comparação com 2024.
A reportagem do Serra Noticiário teve acesso às imagens que mostram, por volta das 7h30, uma caminhonete parando em uma calçada. Em seguida, uma pessoa desce do banco do carona, arremessa o cachorro no chão e retorna ao veículo, que deixa o local. O animal ainda corre atrás do carro, mas o motorista segue viagem sem parar.
Leia Mais ∎
O que os envolvidos não imaginavam é que seriam flagrados pelas câmeras de segurança e por testemunhas, que encaminharam a denúncia às autoridades.
Vídeo YouTube SN:
Abandono é investigado pela Polícia Civil
O caso foi registrado na delegacia e está sendo acompanhado pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente.
Em vídeo publicado no Instagram, o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), disse que a ocorrência foi formalizada e que o veículo já foi identificado. Afirmou: “Se você é o proprietário do carro, apresente-se na delegacia e preste esclarecimentos. Não espere que a polícia bata à sua porta.”
Abandono de animal é crime
Abandonar animal se enquadra como maus-tratos, previsto no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Desde a Lei 14.064/2020, quando a vítima é cão ou gato, a pena é de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda do animal; se o abandono resultar em morte, a punição pode ser aumentada de 1/6 a 1/3.
Aumento de casos de maus-tratos contra animais no ES
Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública, os episódios de maus-tratos contra animais têm aumentado no Espírito Santo. Somente em setembro deste ano, foram registradas 55 ocorrências, enquanto no mesmo período do ano passado o número era de 34.
Um dos casos recentes aconteceu no dia 30 de setembro, em Campo Grande, Cariacica. Uma mulher foi presa após abandonar uma caixa com filhotes de cachorro na porta de um supermercado.
- Polícia Civil busca identificar mulher que abandonou filhotes dentro de caixa em Cariacica
- Mulher é presa após abandonar filhotes de cachorro em supermercado de Cariacica
