Na tarde da última segunda-feira (10), equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES) realizaram uma grande apreensão de drogas, munições e uma arma de fogo, além de deterem um adolescente de 16 anos durante uma ação no bairro Novo Horizonte, na Serra. A ocorrência fez parte da operação Força e Presença, que tem reforçado o patrulhamento em áreas dominadas por facções criminosas.
De acordo com os militares que participaram da ocorrência, as apreensões aconteceram durante patrulhamento com o apoio de um cão farejador. Três equipes da PM percorreram becos e vielas da Rua Azulão, conhecida pelo intenso tráfico de drogas. Em determinado momento, uma das equipes iniciou buscas em um terreno baldio usado como esconderijo, mas nada foi encontrado naquele local.
Leia Mais ∎
Instinto canino
Os policiais militares seguiram pela rua até uma residência onde um adolescente estava na porta. Ainda segundo os militares, enquanto conversavam com o jovem, a cadela farejadora Sindy entrou na casa. Logo em seguida, um homem que também estava no imóvel pediu que os policiais militares retirassem o animal, demonstrando nervosismo. Nesse momento, um dos militares entrou no local para retirar a Sindy do imóvel e percebeu que a cadela apresentava comportamento típico de detecção de drogas.
A casa caiu
Ao checarem o ponto indicado pelo animal, os policiais militares encontraram dentro de um armário um tablete de maconha e diversos materiais usados para embalar entorpecentes. Assim que notaram a presença da equipe, o sujeito que estava na residência fugiu pelos fundos e não foi alcançado.
Grande apreensão de drogas
As buscas continuaram, e a cadela voltou a sinalizar a presença de entorpecentes em outros pontos da casa. Dentro de um guarda-roupa e de um móvel da sala, os militares localizaram seis tabletes de maconha, pesando aproximadamente 3,9 quilos, 290 pedras de crack, 23 pinos de cocaína, nove frascos de loló, 36 buchas de maconha e uma pedra grande de crack de cerca de 60 gramas.
Além das drogas, os policiais militares encontraram um revólver calibre .38 com 23 munições intactas, uma munição calibre .32, três balanças de precisão, dois coldres, R$ 2.110 em espécie e diversas embalagens vazias usadas para o preparo e a venda dos entorpecentes. Também foi apreendida uma câmera de videomonitoramento que, segundo a PM, possivelmente era utilizada para vigiar a chegada de rivais e de viaturas policiais.
No local, os militares também encontraram um documento que seria do sujeito que fugiu durante a abordagem. Ele é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na região.
O adolescente apreendido estava com R$ 65 e um celular no momento da abordagem. Já o suspeito que conseguiu fugir deixou para trás, além do documento, um aparelho celular, que também foi apreendido pelas equipes.
Todo o material recolhido foi encaminhado à Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (DEACLE), em Vitória, junto com o menor apreendido, que não apresentava lesões. Durante o registro da ocorrência, a Polícia Civil (PCES) constatou que o adolescente havia mentido o nome no primeiro momento, tentando se passar pelo irmão.
Sabe de alguma coisa?
A Polícia Civil sempre destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
