O Espírito Santo já entrou no clima natalino. Diversos municípios inauguraram suas vilas e programações de Natal com luzes, decoração temática, shows, espaços interativos e atividades que estão transformando praças, orlas e parques em cenários de fantasia. A temporada reúne tradição, novidades e muita magia para moradores e visitantes.
Serra
A Serra já vive o clima natalino com o projeto natal Serra Mais Iluminada tomando conta de parques e praças. As estruturas recebem cores vibrantes, árvores gigantes e brinquedos que resgatam o encanto da infância. A partir do dia 28 de novembro, começam as inaugurações das decorações, incluindo três árvores coloridas de 20, 17,5 e 12 metros, além de roda-gigante, carrossel, igrejinha, trenzinho, apresentações culturais e a vila temática do Papai Noel.
Leia Mais ∎
A primeira iluminação será acesa no Parque da Cidade, em Valparaíso, no dia 28 de novembro, às 18h30. A abertura oficial terá a chegada do Papai Noel, o acendimento das luzes e atrações culturais. A vila funcionará diariamente, a partir das 18h, até 6 de janeiro, com food trucks e outros atrativos.
Outros pontos também receberão decoração especial. No dia 5 de dezembro, será inaugurada a iluminação da praça da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Serra-Sede, com uma árvore iluminada de 12 metros. Já no dia 6 de dezembro, será a vez da praça encontro das águas, em Jacaraípe, que recebe a magia natalina com a árvore de 17,5 metros.

Vitória
A capital capixaba reforça a atmosfera festiva. Vitória espalha iluminações e atrações pela orla de São Pedro e da Ilha das Caieiras, onde o Papai Noel chegou de barco na última terça-feira (18) para abrir oficialmente a programação. O município instalou uma grande árvore, brinquedos infláveis, trenzinho, áreas iluminadas e atividades para todas as idades, criando um ambiente que celebra união, alegria e a identidade afetiva da região.

Vila Velha
Em Vila Velha, o parque da Prainha se transforma em uma grande cidade cenográfica. O tradicional endereço da casa do Papai Noel ganha um castelo de dois pavimentos integrado a uma estrutura com vila gastronômica, parque de diversões com sete brinquedos, oficinas criativas e um espaço dedicado à arte e à contação de histórias.
A programação cultural reúne corais, orquestras, dança, espetáculos itinerantes e apresentações de destaque, como “O quebra-nozes” com Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus. O município reforça sua tradição como polo natalino e atrai famílias de toda a Grande Vitória.
Viana
Em Viana, o período natalino ganha cor e emoção com o acender das luzes em praças e espaços públicos. A abertura teve Papai Noel, neve artificial, pipoca, algodão-doce e uma atmosfera preparada especialmente para as famílias. Diversos pontos recebem decoração temática, como a praça Expedicionário Jerônimo Leite, em Viana Sede, e Marcílio de Noronha, na praça do é pra já.
Os enfeites permanecem até 6 de janeiro, garantindo tempo para que moradores e visitantes aproveitem e registrem lembranças do período festivo.
Guarapari
Guarapari monta sua primeira vila natalina oficial na praça Nossa Senhora da Conceição, entre a Areia Preta e as Castanheiras, um dos cenários mais fotogênicos da cidade. A vista para o mar compõe o clima de encantamento, com árvore iluminada, presépio, casa e trenó do Papai Noel, presente gigante, balão e renas brilhantes.
São Mateus
No Norte do Estado, São Mateus retoma grandes celebrações com a primeira edição do Natal Luz. A abertura reuniu milhares de pessoas no Centro, com cantata de Natal, árvore iluminada, fogos de artifício, chegada do Papai Noel e neve artificial. A praça Amélia Boroto e a avenida Jones dos Santos Neves recebem decoração especial, e a cantata retorna em dezembro para reforçar o espírito de comunidade.
Domingos Martins
Na serra capixaba, Domingos Martins realiza mais uma edição do brilho de Natal, que transforma o Centro em um percurso iluminado. As ruas, praças e fachadas recebem decoração temática que reforça o charme da cidade, atraindo visitantes interessados em música, cores e clima de montanha.
