Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário teve acesso ao caso de Lucas, de 26 anos, morador do bairro Vista da Serra I, na Serra, que na última terça-feira (11), sofreu um grave acidente ao cair de bicicleta na Avenida Aracruz, após colidir com uma elevação irregular no asfalto. O impacto causou um corte profundo na cabeça, exigindo 30 pontos e afastamento do trabalho.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) para relatar o ocorrido. Em nota, a gestão municipal informou que que enviaria uma equipe técnica ao local para avaliar as irregularidades apontadas.
Leia Mais ∎
Ciclista sofre grave acidente em Vista da Serra I
Lucas relatou à reportagem do Serra Noticiário que retornava do serviço por volta das 18h20 do dia 11 para buscar um bolo encomendado. Enquanto descia o morro com cuidado, não percebeu a elevação na pista, que possivelmente se formou após uma deformação e rachaduras no asfalto.
“Quando percebi, já estava em cima. A bicicleta bateu, o pneu virou, travou tudo e eu voei. Depois disso, não lembro mais de nada. Só sei que acordei inconsciente, sem saber onde estava”
Ele só tomou consciência da gravidade ao ser socorrido por uma vizinha, que o o socorreu ao ver o corte aberto na cabeça. Pouco depois, ligou para sua esposa e ela foi ao local para o socorrer.
“Logo depois, uns dois ou três minutos, apareceu uma vizinha aqui do lado de casa, me reconheceu — ela estava de moto — e parou quando viu a bicicleta. Ela ia ligar para a Lorena (esposa), mas não sei se tinha o número. Eu estava com o celular na mão e, quando vi ela, falei “Quênia”. Consegui colocar a senha e ligar para minha esposa. A Quênia conversou com ela, explicou o que tinha acontecido, e minha esposa foi lá me socorrer.”
Acidente causou impacto financeiro na vida do casal
A esposa de Lucas enviou à reportagem um vídeo do local do acidente, que mostra claramente a deformação no asfalto, com rachaduras e buracos em volta, se tratando de uma via que carece de uma nova pavimentação.
Desde o acidente, Lucas realiza curativos diários e ainda não retornou às atividades normais. Ele trabalhava por diária e, com o afastamento, perdeu sua fonte de renda.
“Tava na diária, né, aconteceu isso tudo enquanto eu trabalhava na diária. Agora estou desempregado, recebendo ajuda de familiares e amigos com alguns recursos. Tá complicado, muito complicado. Eu sou quem sustenta a casa, pago aluguel, tenho as contas pra pagar, e agora essa situação só piorou tudo”
Vídeo Instagram SN:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante da gravidade do acidente, na última quinta-feira (20), a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para relatar o caso e questionar se:
- A Prefeitura estava ciente da existência de buracos e deformações não sinalizadas na Avenida Aracruz?
- Quais procedimentos são adotados para sinalizar eventuais riscos em vias públicas, especialmente em horários de baixa luminosidade?
- Há fiscalização ativa para identificar e corrigir falhas no pavimento que possam colocar em risco a segurança de ciclistas e motoristas?
Prefeitura informou que enviaria equipe ao local
Na sexta-feira (21), a Prefeitura da Serra respondeu à reportagem dizendo que a Secretaria de Serviços da Serra (SESE) informou que enviaria uma equipe técnica ao local para avaliar as irregularidades apontadas. Somente após essa vistoria seria possível identificar a causa do dano no pavimento.
Até o momento desta publicação, a prefeitura não deu mais detalhes sobre o caso e se realizaria algum tipo de reparo no local do acidente.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
