No último domingo (23), uma ação conjunta entre equipes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) e agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) prendeu Willem Pinto Gomes, apontado como uma das lideranças do Primeiro Comando de Vitória (PCV) no município de Viana. A captura ocorreu no bairro Praia de Carapebus, na Serra, após as equipes receberem informações repassadas pela Polícia Federal (PF) sobre o paradeiro do sujeito.
De acordo com os agentes que participaram da ocorrência, três equipes da GCM foram mobilizadas para realizar buscas na região. As equipes iniciaram o patrulhamento pelo bairro e localizaram o imóvel onde o investigado estaria passando o fim de semana. Com as informações confirmadas, os agentes acionaram apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (FICCO-ES), para dar auxiliar durante a ação.
Leia Mais ∎
Imóvel cercado
Os agentes montaram um cerco ao redor da casa e aguardaram o melhor momento para agir. No instante em que o portão da garagem abriu para a saída de um veículo, os agentes posicionados na rua da frente avistaram Willem. Ele era o alvo da ação conjunta e possuía um mandado de prisão em aberto por organização criminosa.
Diante do flagrante, as equipes entraram no imóvel e renderam o suspeito, que se rendeu sem resistência. Outros ocupantes da residência foram abordados, mas as consultas realizadas não apontaram nenhuma irregularidade.
Após receber voz de prisão e ter seus direitos informados, o sujeito foi detido e encaminhado à Delegacia Regional da Serra, onde foi entregue ao delegado de plantão. Durante a prisão, o aparelho celular de Willem foi apreendido e entregue à equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que é vinculado ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).
