A Ecovias Capixaba, concessionária responsável pela administração da BR-101 no Espírito Santo, passou a ser a nova gestora do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra. A operação no trecho começou à meia-noite da última quarta-feira (26), após a assinatura de transferência feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Com a mudança, a Ecovias passa a atender integralmente os 18,6 quilômetros do contorno, entre o km 0 e o km 18,6, com serviços de guincho, ambulâncias, veículos de inspeção, atendimento pré-hospitalar e monitoramento 24 horas por dia.
Leia Mais ∎
Trecho urbano deixa de ser administrado pela Ecovias
A transferência também altera a responsabilidade sobre outro trecho importante. Segundo a Ecovias, o segmento urbano da BR-101 na Serra — localizado entre os quilômetros 247,8 e 278,3, passando por regiões como Centro da Serra, Carapina e Alphaville — deixa de fazer parte da área de concessão. A partir de agora, a administração volta para o Dnit e, conforme combinado, entregar para a Prefeitura da Serra.
Com isso, atendimentos de trânsito e serviços operacionais deixam de ser prestados pela concessionária neste trecho.

Serviços oferecidos no Contorno do Mestre Álvaro
A Ecovias informou que o contorno passará a receber toda a estrutura disponibilizada hoje para usuários da BR-101, incluindo:
- Guinchos leve e pesado
- Ambulâncias e atendimento pré-hospitalar
- Veículos de inspeção
- Monitoramento por câmeras 24h
- Conservação do trecho (roçada, sinalização e defensas metálicas)
- Atendimento ao usuário pela Central 0800
Segundo o diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim Junior, a mudança foi preparada nos últimos três meses, com apoio da ANTT, do Ministério dos Transportes, do DNIT e da Prefeitura da Serra.
Concessionária terá três meses para apresentar plano de adequações
De acordo com o contrato de concessão, a Ecovias tem até três meses para realizar um diagnóstico completo sobre as condições do trecho e apresentar à ANTT um plano com ações e prazos para:
- Melhorias de segurança viária
- Adequações de sinalização
- Intervenções de preservação ambiental
- Correções estruturais
A concessionária informou que algumas ações imediatas já podem ser executadas, como adequações emergenciais de sinalização e ajustes operacionais.
Motoristas devem ficar atentos às novas atualizações do trecho
Por fim, a Ecovias deve divulgar ainda nesta semana um comunicado oficial detalhando as mudanças e orientações aos motoristas que utilizam o trecho do Contorno do Mestre Álvaro.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
