Na última sexta-feira (19), o Serra Noticiário recebeu imagens gravadas por um leitor/passageiro que mostra uma confusão dentro de um ônibus que seguia para o Terminal de Laranjeiras, na Serra. O vídeo mostra tumulto e agressões entre passageiros durante o trajeto e, depois, um homem sendo contido por policiais militares após o desembarque. No momento em que as imagens chegaram à reportagem, não era possível identificar com precisão o que havia motivado a briga.
Diante disso, o SN procurou as forças de segurança para esclarecer a ocorrência. Em resposta, PMES e PCES repassaram uma versão apontando que o caso se tratava de importunação sexual dentro do coletivo, com vítima de 26 anos e um suspeito identificado como tendo 55 anos, além de autuação em flagrante e encaminhamento ao sistema prisional.
Leia Mais ∎
Após a publicação, porém, o homem envolvido na confusão procurou a reportagem e contestou as informações. Ele afirmou que não houve importunação sexual no episódio em que aparece nas imagens, mas sim uma briga em razão de ele estar alcoolizado. Também provou ter apenas 33 anos — e não 55. Com isso, a reportagem passou a avaliar que as informações fornecidas pelas corporações não correspondem ao episódio registrado no vídeo e que, ao que tudo indica, tratam-se de outra ocorrência. Além disso, ele alega que não foi conduzido à delegacia. Segundo ele, após a confusão, foi encaminhado para uma UPA, recebeu atendimento e foi liberado.
Diante do cenário, o Serra Noticiário faz uma correção ampla: a informação de que o caso do vídeo teria sido assédio e que o homem teria sido preso por importunação sexual passa a ser considerada equivocada, por não haver confirmação de que o relato oficial repassado à reportagem se refere, de fato, ao episódio exibido nas imagens. A matéria foi, portanto, corrigida integralmente para retirar a associação direta entre o vídeo e a ocorrência descrita por PMES e PCES, até que haja esclarecimento oficial sobre a correspondência entre os casos.
CORREÇÃO E RETRATAÇÃO
O Serra Noticiário corrige e se retrata por ter associado, de forma indevida, o vídeo de uma confusão dentro de um ônibus com destino ao Terminal de Laranjeiras a uma ocorrência de importunação sexual. A informação havia sido repassada ao SN por órgãos de segurança, mas, após nova checagem e contestação de um dos envolvidos, verificou-se que a descrição enviada não correspondia ao episódio mostrado nas imagens, indicando tratar-se de outra ocorrência. Por isso, o texto foi corrigido integralmente e foram removidas as informações sobre crime, idade do suspeito, autuação e encaminhamento ao sistema prisional, que não estão confirmadas para o caso do vídeo. O SN aguarda esclarecimentos oficiais para atualizar a matéria.
Vídeo YouTube SN:
Atualização:
Por compromisso com a correção e com a transparência, o Serra Noticiário corrigiu o conteúdo e publicou retratação. Em seguida, o SN voltou a procurar a PMES, explicando a confusão entre as ocorrências repassadas e solicitando a identificação do registro correto relacionado às imagens.
Somente após esse novo contato, nesta segunda-feira (22), a PMES enviou ao SN a ocorrência correta do caso dos vídeos, informando:
“A guarnição em ponto-base no Terminal de Laranjeiras foi abordada por passageiros de um ônibus relatando que um indivíduo de 33 anos estaria em surto e que ele já havia sido agredido por populares. Os militares tentaram verbalizar com o homem, mas devido ao seu estado e aparente surto, não foi possível. Ele foi contido e levado à UPA de Carapina.”
Com isso, o SN reforça: o Serra Noticiário realizou corretamente o trabalho jornalístico, buscando apuração junto às autoridades policiais antes de publicar. O que houve foi um equívoco no repasse/identificação das ocorrências, já que havia mais de um registro no mesmo dia e no mesmo local, e a informação inicialmente enviada não correspondia ao caso exibido nos vídeos.
