O deputado estadual Pablo Muribeca (Rep) esteve na madrugada deste domingo (18) no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, para fiscalizar uma denúncia de que pacientes estariam enfrentando calor dentro da unidade devido a falhas em equipamentos de ar-condicionado. A visita ocorreu após a circulação de um vídeo, no sábado (17), em que um morador afirma que setores do hospital estariam com problemas de climatização e que pacientes, inclusive na UTI, estariam sofrendo com as altas temperaturas.
Segundo o relato do cidadão que gravou o vídeo, o irmão dele está internado no hospital e estaria passando calor. Ele afirma ainda que funcionários teriam orientado familiares a levarem ventiladores para tentar amenizar a situação.
Leia Mais ∎
Vídeo Instagram:
Denúncia ganhou repercussão e motivou a fiscalização
De acordo com o parlamentar, o vídeo chegou às redes sociais dele durante a madrugada, o que o levou a ir pessoalmente até o hospital para verificar o que estava sendo denunciado. Em publicação registrada no local, Muribeca criticou o cenário e citou a estrutura de uma UTI como ponto sensível.
“Agora mais uma vez esse descaso de uma UTI não ter um ar-condicionado funcionando. Isso é brincadeira, vai lá no local particular, vê se vai estar a área de UTI com o ar-condicionado quebrado que eu quero ver.”, disse o deputado.
Ofício à SESA cobra solução imediata e apuração de responsabilidades
Ainda no domingo (18), Muribeca encaminhou um ofício ao secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, cobrando providências. No Ofício nº 04/2026, o deputado relata um cenário em que familiares de pacientes internados — inclusive em setores críticos como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) — estariam sendo orientados a levar ventiladores de casa para amenizar o calor.
No documento, o parlamentar classifica o caso como “grave negligência e má-gestão” e afirma que setores de internação estariam sem refrigeração adequada, expondo pacientes a temperaturas elevadas, o que, segundo ele, pode comprometer a recuperação e elevar riscos em ambiente hospitalar.
“O fato é extremamente grave, sem motivo conhecido e plausível que possa justificar tamanha agressão com os pacientes e usuários de tão grandioso Hospital público capixaba”, afirmou Muribeca no texto encaminhado à SESA.
Além de cobrar o restabelecimento imediato do sistema de climatização, o deputado também pediu apuração de responsabilidades. “Solicito providências imediatas junto aos responsáveis para que tal situação seja solucionada imediatamente”, reforça o ofício.
Unidade é referência no Estado
O Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves é uma das principais referências de atendimento no Espírito Santo, o que aumenta a preocupação diante de denúncias envolvendo falhas em infraestrutura, especialmente em áreas consideradas sensíveis para a assistência hospitalar.
Caso anterior registrado pelo SN em 2024
Não é a primeira vez que pacientes relatam desconforto por causa do calor no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves. Em 16 de fevereiro de 2024, o Serra Noticiário já havia noticiado queixas semelhantes envolvendo a climatização da unidade, com reclamações de pacientes e acompanhantes sobre altas temperaturas em setores do hospital.
Matérias relacionadas:
- Pablo Muribeca é flagrado fiscalizando Hospital Estadual na Serra após denúncias de pacientes
- Crise dos ar-condicionados no Hospital Estadual na Serra continua e pacientes sofrem com o calor
O SN fez contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para solicitar esclarecimentos sobre a denúncia, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
