Os quatro suplentes de vereadores afastados por decisão judicial tomaram posse na tarde desta segunda-feira (02), durante sessão ordinária na Câmara Municipal da Serra (CMS). As cadeiras estavam vagas desde 23 de setembro do ano passado, quando a Justiça Criminal determinou o afastamento de quatro parlamentares por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção passiva no Legislativo.
Quem tomou posse na Câmara da Serra
Foram empossados os seguintes suplentes, representando os partidos e a federação dos parlamentares afastados: Wilian da Elétrica (PDT), Sérgio Peixoto (PDT), Marcelo Leal (MDB) e Dr. Tiago Peixoto (Psol).
Leia Mais ∎
A convocação para a posse ocorreu no último dia 26, por meio de ato assinado pelo presidente da Câmara, William Miranda, e publicado no Diário do Legislativo.
O repórter Wal Junior, do Serra Noticiário, acompanhou a solenidade de posse e entrevistou o novo vereador Dr. Tiago Peixoto, que assumiu uma das vagas abertas pela decisão judicial. Confira no vídeo abaixo:
Vídeo YouTube SN:
Afastamento dos vereadores acusados de corrupção
As vagas passaram a existir em 23 de setembro do ano passado, quando o juiz Gustavo Grillo, da 2ª Vara Criminal da Serra, determinou o afastamento imediato de Saulinho da Academia (PDT), então presidente do Legislativo; Cleber Serrinha (MDB); Wellington Alemão (Rede); e Teilton Valim (PDT).
Com a posse desta segunda-feira, os suplentes assumem as respectivas cadeiras:
- Wilian da Elétrica (PDT) assume a vaga de Saulinho da Academia (PDT)
- Sérgio Peixoto (PDT) substitui Teilton Valim (PDT)
- Marcelo Leal (MDB) entra no lugar de Cleber Serrinha (MDB)
- Dr. Tiago Peixoto (Psol) ocupa a cadeira na suplência de Wellington Alemão (Rede).
Impasse judicial e decisão mais recente
Desde o afastamento do grupo suspeito de integrar o suposto esquema de corrupção no Legislativo, a ocupação das quatro cadeiras se tornou alvo de disputa e decisões sucessivas na Justiça ao longo dos últimos meses.
A movimentação mais recente ocorreu na sexta-feira (30), quando a Justiça negou novos pedidos de reconsideração apresentados pelas defesas de Saulinho da Academia, Teilton Valim, Cleber Serrinha e Wellington Alemão.
O Serra Noticiário segue acompanhando os desdobramentos do caso e a atuação da nova composição do Legislativo.
