A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DFRV), deflagrou na manhã desta segunda-feira (09) a Operação Placa Fantasma, no município da Serra. A ação contou com apoio da Guarda Municipal da Serra (GCMS) e teve como objetivo combater um esquema de adulteração de placas de veículos.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de um casal. As diligências ocorreram nos bairros Residencial Vista do Mestre, Planície da Serra, Morada de Laranjeiras, Ourimar e Jardim Limoeiro.
Leia Mais ∎
Segundo a Polícia Civil, a operação é um desdobramento de investigações que apuram a atuação de indivíduos suspeitos de utilizar uma empresa credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES) para realizar adulterações em placas veiculares. O esquema consistia na produção e comercialização de placas “virgens” — sem inscrição — que posteriormente eram adulteradas e inseridas no mercado clandestino, principalmente para uso em motocicletas.
De acordo com o delegado Gustavo Ximenes, titular da DFRV, os investigados se aproveitavam da estrutura da empresa para confeccionar as placas irregulares. “Eles utilizavam essas placas ‘virgens’ e, posteriormente à adulteração, colocavam no mercado clandestino”, explicou.
Durante a operação, os policiais apreenderam celulares, equipamentos eletrônicos usados para adulteração, diversas placas sem identificação, além de um carro e três motocicletas. Parte do material foi localizada tanto na empresa investigada quanto na residência do casal detido.

Ainda conforme a Polícia Civil, as informações iniciais indicam que a empresa credenciada teria sido utilizada sem o conhecimento do proprietário, razão pela qual o nome do estabelecimento não foi divulgado até o momento. A operação segue em andamento, e novos detalhes devem ser apresentados em entrevista coletiva, que será marcada após a conclusão das diligências.
Ainda conforme a Polícia Civil, o casal acabou preso em flagrante no bairro Planície da Serra. O homem, de 24 anos, e uma mulher, de 25 anos, foram autuados em flagrante por adulteração veicular e serão encaminhados ao sistema prisional.
O Serra Noticiário acompanha o caso.
