Na última quinta-feira (05), o repórter Wal Júnior, do Serra Noticiário, Esteve com moradores do bairro Jardim Tropical, na Serra, que denunciam o abandono de um terreno particular localizado na Rua Santa Rita, próximo ao CMEI Antônio Laia da Silva e a uma escola estadual. O local, segundo relatos da comunidade, apresenta mato alto, acúmulo de lixo e é usado diariamente como ponto de consumo de drogas, gerando insegurança e risco à saúde pública.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) para pedir esclarecimentos sobre o caso. Em nota, a prefeitura informou que o proprietário do lote já foi notificado e autuado, conforme previsto na legislação municipal.
Leia Mais ∎
Terreno próximo a unidades de ensino preocupa famílias
Durante a reportagem, Wal Júnior pôde constatar a proximidade do terreno com instituições de ensino infantil e fundamental. O que intensifica a preocupação dos moradores. Crianças e adolescentes estariam expostos a um ambiente considerado inadequado e potencialmente perigoso. O morador conhecido como Jô da Barbearia conversou com a nossa reportagem, mostrando toda a sua indignação com o problema.
“Gente, é lamentável o que acontece em Jardim Tropical. Eu tive que chamar o meio de comunicação para poder denunciar a falta de respeito da Prefeitura da Serra, da Secretaria de Educação da Serra, do Governo do Estado, a respeito de um terreno que tem dono, que está cheio de usuários de droga.”
Jô da Barbearia
Morador
Vídeo YouTube SN:
Comunidade exige fiscalização da Prefeitura
Apesar de ser um imóvel privado, os moradores destacam que cabe à Prefeitura da Serra fiscalizar e notificar o proprietário para que cumpra suas obrigações legais, como a manutenção do terreno e a prevenção de focos de doenças.
O morador relatou que o dono do terreno já apareceu anteriormente para expulsar invasores, mas depois abandonou novamente o local, permitindo que se tornasse ponto de uso de drogas e criadouro de mosquitos transmissores de dengue.
“Cabe à Prefeitura da Serra fiscalizar. É só isso, senhor Prefeito: fiscalizar. Porque quando foi invadido, o dono apareceu e botou o povo para correr. E depois ficou o quê? Abandonou. Isso é lamentável.”
Jô da Barbearia
Pedido de socorro em ano letivo
Com o início do ano letivo, a comunidade pede ações urgentes para garantir a segurança de alunos, professores e famílias.
“É vergonhoso. O meu filho sai da creche e nota em frente do quê? De um terreno que tem dono, é particular, gente. Isso é lamentável, senhor Prefeito Meirelles.”
Jô da Barbearia
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessa situação, na quinta-feira (05) a reportagem do SN entrou em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se a gestão:
- Estava a par desse problema no local citado?
- Por quais motivos o proprietário do terreno ainda não foi notificado a tomar as medidas cabíveis?
- A prefeitura poderia intervir para solucionar os problemas referentes a esse terreno o mais rápido possível?
Prefeitura afirma que já notificou proprietário do imóvel
Na sexta-feira (06), a Prefeitura da Serra respondeu à reportagem do SN por meio de nota, informando que o proprietário do lote já foi notificado em outras ocasiões pelo mesmo motivo e, diante da reincidência, será novamente notificado e autuado, conforme previsto na legislação municipal.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
