A Prefeitura Municipal de Cariacica (PMC) desenvolve o Programa Cariacica Saudável e transforma a rotina de idosos com aulas de hidroginástica no Espaço Piscina Show, em Alzira Ramos. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMESP) coordena a iniciativa e incentiva hábitos saudáveis, lazer, inclusão e fortalecimento dos vínculos sociais.
Entre os participantes está Adriana Rainha, de 57 anos, cadeirante. Ela encontrou no projeto uma oportunidade para ampliar a autonomia e se sentir mais independente. Ao lado do marido, Walmir Silva, ela frequenta as aulas às terças e quintas-feiras.
Leia Mais ∎

“Esse projeto tem sido uma bênção para mim. Sinto muitas dores no corpo, muita queimação, mas quando estou na água, esse desconforto alivia. Costumo dizer que aqui me sinto livre e independente. Me sinto melhor dentro da água do que fora. Essas aulas me ajudam muito”, relata Adriana.
Ela afirma que a atividade reduz a rigidez muscular e melhora a mobilidade. “A ginástica está sendo essencial para mim. Também preciso fazer fisioterapia, mas, no momento, estou apenas com a hidroginástica, que me faz muito bem e me ajuda a não travar”, completa.
A professora Nathalia Godinho conduz as aulas e destaca a importância da prática de atividades físicas na terceira idade. Segundo ela, os exercícios mantêm a autonomia, fortalecem a musculatura e ajudam na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A educadora também ressalta o caráter inclusivo do projeto.
“A hidroginástica é uma atividade acessível, na qual todos podem participar. Temos alunos com diferentes perfis, e todos são muito acolhedores. No caso da Adriana, a inclusão acontece de forma natural e respeitosa”, afirma.
Além da hidroginástica, o programa oferece aulas de natação. As atividades acontecem em Alzira Ramos às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, e às quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h. Os interessados podem comparecer ao Espaço Piscina Show em um dos dias de aula e informar o nome para participar.

A aposentada Alcina Passos, de 67 anos, participa das atividades há dois anos e destaca os benefícios físicos e emocionais. “Tem dois anos que faço as atividades e não falto um dia. Eu sinto muitas dores musculares, quando venho pra cá e faço atividades, as dores passam. Amo vir aqui, não falto um dia”, relata.
